De Camilo Solano
96 páginas
Panini Comics | 2020
Cascão – Temporal é um alívio para tempos difíceis. Camilo Solano mal podia imaginar, enquanto produzia a HQ, que viveríamos um momento tão intenso, cheio de sentimentos angustiantes, com a pandemia do novo coronavírus. Porém, em uma coincidência, o autor nos apresenta uma história leve, divertida e repleta de positividade. No (rápido) tempo de leitura da Graphic MSP, pudemos viajar para um mundo livre de preocupações, onde o sol volta a brilhar. Garantimos, essa é uma HQ para todos os momentos.
Cascão sempre foi um dos personagens mais divertidos da Turma da Mônica e, nos traços de Camilo, o menino se torna uma figura! Sua linguagem corporal e verbal é moderna, mas típica de um menino que ainda se empolga com as brincadeiras da infância. O garoto divide o protagonismo com outro personagem cativante, o Tio Gerson. Com o mesmo nome do pai do quadrinista, Gerson ganhou de Camilo uma personalidade resiliente e doce, quase como um menino grande.
E é no curto tempo que Cascão passa na casa do tio, devido a uma viagem de cruzeiro feita por seus pais, que a trama se desenvolve. O temporal que o garoto vê pela janela é o gancho para a melodia que Camilo constrói no seu roteiro. Há muito sentimento na trama, mas também uma leveza única. A história nos coloca para reviver nossas infâncias, ou para viver os momentos prazerosos possíveis no agora.
O quadrinista emprega, seja nos traços característicos, ou no gosto pelas histórias cheias de sentimento (até mesmo de uma melancolia repentina), sua identidade como autor. E essa é a grande mágica das MSPs para nós: ver artistas brincando com os brinquedos de um mestre.