Algumas premiações de HQs sempre são comentadas como parâmetro para definir a relevância de uma obra ou autor(a). Mas você conhece quais são exatamente esses prêmios? Preparamos uma seleção de alguns deles, identificando seus respectivos países.
EISNER AWARDS
ESTADOS UNIDOS
É a premiação mais conhecida dos quadrinhos. Criada em 1988, a premiação é conhecida popularmente como o “Oscar dos Quadrinhos” por ter forte presença das populares editoras DC Comics, Marvel e Image entre os indicados, afinal é voltada à indústria norte-americana de quadrinhos. O nome Eisner Awards vem de um dos principais quadrinistas de todos os tempos, Will Eisner, e desde 1991 a cerimônia é realizada durante a San Diego Comic Con. Em 2022 foram 32 categorias no prêmio.
PRÊMIO ANGOULÊME
FRANÇA
O mais prestigiado prêmio de quadrinhos, o Angoulême existe desde 1974 e acontece no início do ano na França, como parte da programação do Festival Internacional de Quadrinhos da cidade. Entre as principais categorias estão o Grand Prix, que premia um autor pela sua carreira, e o Fauve d’Or, que consagra o melhor quadrinho do ano.
PRÊMIO JABUTI
BRASIL
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Criado em 1959, ao longo das décadas, o prêmio passou por transformações e a partir de 2017 começou a premiar quadrinhos na cerimônia, em uma categoria dedicada. A primeira HQ vencedora foi “Castanha do Pará”, de Gidalti.
HARVEY AWARDS
ESTADOS UNIDOS
Assim como o Eisner Awards, o Harvey existe desde 1988. Seu nome é uma homenagem ao cartunista, Harvey Kurtzman, criador da revista Mad. Os indicados são apontados por integrantes da indústria, entre eles escritores, desenhistas, arte-finalistas, coloristas e editores. É considerada a segunda maior premiação de HQs dos Estados Unidos e acontece durante a New York Comic Con.
PRÊMIO HQMIX
BRASIL
Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, o HQMix tem a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação de um júri composto por artistas e profissionais da área, editores, pesquisadores e jornalistas brasileiros, os profissionais e obras que mais se destacaram entre as várias categorias.
GRAND PRIX DE LA CRITIQUE
FRANÇA
Concedido pela Association des Critiques et journalistes de Bande Dessinée (ACBD), o prêmio existe desde 1984. Ao longo dos anos, a Associação criou novas categorias, no entanto, como a própria organização define, a ACBD trabalha durante todo o ano em torno do Grand Prix de la Critique, categoria que reconhece o melhor álbum de quadrinhos do ano publicado na França.
IGNATZ AWARDS
ESTADOS UNIDOS
O Ignatz foi batizado com base no rato das histórias de Krazy Kat, de George Herriman. O prêmio é dedicado a quadrinhos publicados por pequenas editoras ou quadrinhos autorais publicados por editoras maiores (cujos direitos permanecem com os autores) e é realizado durante a Small Press Expo, desde 1997. São dez categorias atualmente.
CÓMIC BARCELONA
ESPANHA
Antes chamado de Salón Internacional del Cómic de Barcelona, o Comic Barcelona realiza uma premiação como parte da programação da Feira Internacional de Quadrinhos de Barcelona, desde 1988. Com o tempo, o prêmio foi se reformulando e adicionando novas categorias.
Em suma,o evento busca premiar os melhores quadrinhos publicados na Espanha. A única exceção é a categoria Gran Premio del Salón, concedido a um autor de destaque no mundo dos quadrinhos, por toda a sua obra.
LUCCA COMIC AWARDS
ITÁLIA
O festival Lucca Comics & Games concede anualmente dois troféus, o Gran Guiguini (com categorias como Melhor Série de Quadrinhos) e o Yellow Kid, com categorias de prestígio como Quadrinho do Ano e Mestre(a) dos Quadrinhos. Focadas no mercado italiano de quadrinhos, as premiações do festival de Lucca acontecem desde 1967 e sofreram modificações ao longo do tempo, até chegarem ao formato atual.
PRÊMIO ANGELO AGOSTINI
BRASIL
É a mais antiga premiação brasileira dedicada às histórias em quadrinhos, realizada desde 1985. O prêmio é organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e seu nome é uma homenagem ao cartunista Angelo Agostini, considerado um dos pioneiros brasileiros na produção de quadrinhos. Inicialmente, o prêmio visava inicialmente destacar profissionais que estivessem ligados aos quadrinhos nacionais por, pelo menos, vinte e cinco anos. Depois, a premiação foi reformulada para contemplar novas categorias, incluindo os melhores trabalhos do ano anterior.
PRÊMIO CULTURAL OSAMU TEZUKA
JAPÃO
O mais relevante prêmio de mangás acontece desde 1997, e conta com, atualmente, quatro categorias: Grande Prêmio, Criatividade, História Curta e Especial. O nome do prêmio é uma homenagem a Osamu Tezuka, conhecido como o “Deus do Mangá”, responsável por obras como Ayako, Astro Boy, Recado a Adolf, Buda, entre outros.
CCXP AWARDS
BRASIL
Criado em 2022, a CCXP Awards é um prêmio que engloba diferentes vertentes da cultura pop como cinema, séries, jogos, literatura e quadrinhos. Encabeçada pela CCXP, convenção que ocorre anualmente em São Paulo, a premiação se destina a obras inéditas lançadas no ano anterior ao vigente.
ARTEMISIA
FRANÇA
O prêmio francês Artemisia é dedicado a promover o trabalho de artistas mulheres nos quadrinhos. Nomeada em homenagem à pintora italiana Artemisia Gentileschi, a premiação é concedida sempre no dia 9 de janeiro, data do aniversário do nascimento de Simone de Beauvoir. Além disso, o júri é composto exclusivamente por mulheres, tendo a quadrinista Chantal Montellier como presidente, desde sua fundação.
TAISHO AWARDS
JAPÃO
Realizado desde 2008, o Taisho Awards tem como objetivo premiar uma “revelação” entre os mangás em andamento ou concluídos no ano referente. Assim, são nomeados apenas obras de volume único ou séries com até 8 encadernados, lançados um ano antes da cerimônia. Os votantes são funcionários de livrarias japonesas, o que o diferencia de outras premiações, que normalmente possuem outros profissionais da indústria como votantes.
Esta característica diferencia o galardão de outros semelhantes que dependem da avaliação dos editores e editoras.
THE JOE SHUSTER AWARDS
CANADÁ
O The Joe Shuster Awards é um prêmio voltado a reconhecer as conquistas de cidadãos canadenses e/ou residentes permanentes no Canadá. Entregue pela primeira vez em 2005, o prêmio carrega esse nome como homenagem a Joe Shuster, o co-criador canadense do Superman.