Mais de 60 anos depois de sua primeira publicação, nas páginas da revista francesa Pilote, a série “Blueberry” será concluída no Brasil. Com a publicação do quarto e último volume, previsto para janeiro e já em pré-venda, a editora Pipoca & Nanquim terá compilado todos os nove tomos integrais da Dargaud, na “edição definitiva” brasileira.
Um western com vários elementos clássicos do gênero, o quadrinho criado pela dupla Jean-Michel Charlier e Jean Giraud (o Moebius) segue Mike Steve Donovan, mais conhecido como Blueberry, enquanto serve ao exército norte-americano. O contexto histórico são os anos seguintes à Guerra de Secessão e o desenfreado desbravamento do Oeste dos EUA. Um anti-herói, Blueberry passa por transformações ao longo da série, de modo que o último volume já apresenta um protagonista mais velho e experiente, cansado das aventuras grandiosas de sua juventude.
As histórias do quarto volume foram, em sua maioria, escritas e desenhadas por Jean Giraud, que assumiu por completo a série devido ao falecimento de Jean-Michel Charlier, em 1989. Estão reunidos nesta edição os álbuns “Arizona Love”, “Mister Blueberry”, “Sombras Sobre Tombstone”, “Gerônimo, o Apache”, “O.K. Corral”, “Dust” e “Apaches”.
Um marco dos quadrinhos de western, “Blueberry” nunca havia sido lançado por completo no Brasil. A série teve publicações por editoras como Vecchi, ainda na década de 1970, Abril, e por último Panini.
O quarto volume de “Blueberry” tem 452 páginas, miolo colorido e tradução de