“Blueberry” chega ao fim no Brasil, com publicação do quarto volume da série

24 dezembro 2024
Por Fora do Plástico

Mais de 60 anos depois de sua primeira publicação, nas páginas da revista francesa Pilote, a série “Blueberry” será concluída no Brasil. Com a publicação do quarto e último volume, previsto para janeiro e já em pré-venda, a editora Pipoca & Nanquim terá compilado todos os nove tomos integrais da Dargaud, na “edição definitiva” brasileira.

Um western com vários elementos clássicos do gênero, o quadrinho criado pela dupla Jean-Michel Charlier e Jean Giraud (o Moebius) segue Mike Steve Donovan, mais conhecido como Blueberry, enquanto serve ao exército norte-americano. O contexto histórico são os anos seguintes à Guerra de Secessão e o desenfreado desbravamento do Oeste dos EUA. Um anti-herói, Blueberry passa por transformações ao longo da série, de modo que o último volume já apresenta um protagonista mais velho e experiente, cansado das aventuras grandiosas de sua juventude.

As histórias do quarto volume foram, em sua maioria, escritas e desenhadas por Jean Giraud, que assumiu por completo a série devido ao falecimento de Jean-Michel Charlier, em 1989. Estão reunidos nesta edição os álbuns “Arizona Love”, “Mister Blueberry”, “Sombras Sobre Tombstone”, “Gerônimo, o Apache”, “O.K. Corral”, “Dust” e “Apaches”.

Um marco dos quadrinhos de western, “Blueberry” nunca havia sido lançado por completo no Brasil. A série teve publicações por editoras como Vecchi, ainda na década de 1970, Abril, e por último Panini.

O quarto volume de “Blueberry” tem 452 páginas, miolo colorido e tradução de Pedro Bouça. Além das sete histórias finais do personagem, a edição ainda traz extras, paratextos, bastidores de produção e uma galeria que compila todas as capas da série.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado