Junji Ito faz releitura macabra do mascote do Festival de Angoulême

21 outubro 2024
Por Fora do Plástico


O Festival de Quadrinhos de Angoulême estreou nesta segunda (21) uma página do Instagram dedicada à sua programação de mangás. Para celebrar a novidade, o evento convidou o mangaka Junji Ito para fazer uma releitura do mascote do festival, o gato criado em 2007 por Lewis Trondheim. O autor de “Uzumaki” e “Tomie”, usou suas habilidades para transformá-lo em uma figura macabra, que remete ao seu estilo. Um dos mangakas mais populares da atualidade, Junji Ito foi um dos convidados da 50ª edição do festival, em 2023, mesmo ano em que esteve no Brasil.

A página dedicada a mangás em Angoulême pode ser considerada um dos sinais da ampliação cada vez mais significativa do espaço da cultura japonesa no mais tradicional festival de quadrinhos da França. Hoje, o país é o segundo público leitor de mangás no mundo, atrás apenas do próprio Japão. Ao longo de suas edições, o Festival premiou mangakas como Rumiko Takahashi e Katsuhiro Ōtomo com o Grand Prix, honraria que celebra a carreira de quadrinistas; recebe um prêmio exclusivo para a tradução de mangás para o francês, o Konishi Award; além de ter levado à França dezenas de quadrinistas japoneses como convidados. Nos últimos anos, um pavilhão inteiro dedicado aos mangás foi inaugurado, o Manga City.

Em 2025, como informa a página do festival dedicada aos mangás, haverá uma exposição sobre “Vinland Saga”, de Makoto Yukimura. Através de uma ampla seleção de originais de Yukimura, a exposição “Vinland Saga: uma busca pela identidade” convida os participantes a seguirem os caminhos sinuosos da redenção de Thorfinn. A 52ª edição do Festival de Angoulême acontece entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, no interior da França. 

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado