Pontos Fracos

2 outubro 2024

De Adrian Tomine
112 páginas
Nemo | 2024
Tradução: Érico Assis

Pontos Fracos é uma comédia anti-romântica. Adrian Tomine entrega uma história sobre relacionamentos que você sabe que não vai ter um desfecho feliz, mas, sim, um gosto agridoce. Através dos dilemas do nipo-americano Ben Tanaka, somos levados a uma trama oposta à fórmula do drama romântico, o que torna esta HQ absolutamente identificável.

Ben é um protagonista desagradável. Na verdade, a HQ é cheia de personagens falhos. Como a vida real, certo? Mas parece que Ben se tornou um especialista em afastar as pessoas, sempre de mau humor e disparando ironias a tudo e todos ao seu redor. Ele tem um trabalho frustrado em um cinema em Berkeley e vive em um pé de guerra com sua namorada, Miko. Infeliz e insatisfeita com o relacionamento, Miko aproveita para fazer um estágio de quatro meses em Nova York. Esse período em que eles vão “dar um tempo” vai ajudar a Ben rever seus hábitos? É o que o leitor vai descobrir.

Tomine é um tremendo contador de histórias, nos faz acreditar que seus personagens são reais. Seu roteiro sofisticado não se deixa levar pela melancolia — sempre presente em suas obras —, nem olha com desprezo para os sentimentos tratados ali. Ben é tão preso em suas próprias convicções e realidade, que é ignorante quanto ao mundo ao redor. Ao longo da HQ, o leitor se pergunta se o protagonista terá algum arco de redenção. Porém, ao mesmo tempo em que ele é tão irritante, Ben é estranhamente relacionável.

Um tema constante na trama é a questão da identidade. O casal tem ideologias muito diferentes sobre a representação asiática e os relacionamentos interraciais. Por exemplo, Ben é crítico a mulheres asiáticas que namoram homens brancos, mas acha que namorar mulheres brancas é como uma conquista para homens asiáticos.

O traço limpo e realista de Tomine é perfeito para a proposta. Pontos Fracos é composto de enquadramentos que priorizam os diálogos e as reações dos personagens. É possível compreender sua linguagem corporal, o modo como encaram as situações, através das escolhas do quadrinista.

Lançado pela Nemo, Pontos Fracos caminha em uma linha tênue entre a comédia excêntrica e a melancólica. Um olhar maduro e autêntico sobre relacionamentos e seus efeitos, gloriosos ou não.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado