Ilustralu, autora do sucesso “Arlindo”, anunciou o seu próximo quadrinho em suas redes sociais. “Faísca” é uma obra voltada para público infantojuvenil, que será lançada em 2025 pela Companhia das Letrinhas. Na trama, em uma noite estrelada de São João, Diana bota uma ideia na cabeça e não tem ninguém nesse mundo que tire.
A autora revelou que a ideia inicial é que “Faísca” fosse uma webcomic relâmpago, com uma página por dia, durante os 30 dias de junho, em 2022. Porém, os planos mudaram. “Quando chegou na página 7 eu percebi que a história estava me pedindo bem mais que 30 páginas para dar conta dela. Então, a mudança foi como se a história tivesse ido de um curta, pra um longa-metragem, com mais personagens, mais fôlego, menos corrido de se fazer também”, explica.
Há ainda o desafio de produzir uma obra protagonizada por uma criança. Para “pensar como uma criança pensa” ela vem se preparando ao longo dos últimos anos, desde que a ideia de contar essa história surgiu. “Didi, a protagonista de Faísca tem mais ou menos 7 anos. Então, eu passei esse tempo de 2021 pra cá assistindo e lendo muitas obras com personagens parecidos com ela, com o que eu queria que fosse o jeito dela de existir no mundo”.
Entre as referências citadas por Ilustralu estão o Menino Maluquinho, do filme de 1995 e do livro de Ziraldo, a personagem Vada de “Meu Primeiro Amor” (1991) e o pequeno Toto de “Cinema Paradiso” (1998), além do livro “Contra Mim”, de Valter Hugo Mãe. “Todas essas crianças inteligentes e danadas estão contribuindo demais na artesania desse jeito da criança de enxergar o mundo”, completa a artista.
Ambientado nos festejos de São João, o quadrinho remete à fascinação de Ilustralu por essa época do ano. A quadrinista conta que passava o ano todo esperando os dias de fogueira, marcados músicas, comidas típicas, e concursos de quadrilhas estilizadas de sua cidade, no Rio Grande do Norte. “Acho que ‘Faísca’ traz um bocado dessa fascinação e das questões que vem junto de não se encaixar no que se espera de uma menina em momentos como esse”, conta.
A autora irá compartilhar o processo da HQ com os assinantes de sua campanha recorrente no Catarse e disponibilizou uma playlist, com músicas que colaboraram na criação da obra.