17 setembro 2022

1984 em quadrinhos

Por Fora do Plástico

De Fido Nesti (Adaptando obra de George Orwell)
224 páginas
Quadrinhos na Cia. | 2020

Um clássico da literatura, 1984 está há gerações sendo descrito como uma obra visionária. Com a adaptação de Fido Nesti para os quadrinhos, é notável como, 71 anos depois, Orwell segue tão atual. Na trama, acompanhamos Winston Smith, um homem que vive aprisionado na engrenagem totalitária de um regime opressivo em que pensar livremente custa caro.

A história de Winston é recontada, agora, por meio dos traços de Nesti, que é bem fiel ao texto original de Orwell. A HQ, apesar de condensar algumas informações e usar a narrativa visual para explorar alguns dos conceitos-chave de 1984, é bastante carregada no texto, com recordatórios longos. Porém, quando Winston se depara com Julia, o quadrinho parece ganhar mais leveza. Os diálogos se tornam mais presentes (afinal, antes Winston não podia expor seus pensamentos, o que justifica o uso intenso dos recordatórios) e a estética mais leve. E nesse balanço a história se desenvolve.

Fido Nesti acrescenta muito a 1984 quando traz para o leitor uma visão de Londres que Orwell descreve em seu original. Um lugar cinzento, com pessoas cansadas, subnutridas, apáticas, amedrontadas. A expressão nos olhos do Grande Irmão não poderia ser mais inquietante. Sem dúvidas, a arte e a diagramação tem um peso importantíssimo nesta adaptação.

Novafala, duplimensamento, até a presença metafórica do Grande Irmão… Todos esses conceitos seguem a nos assombrar décadas depois da primeira publicação de 1984. Orwell abordou nesta história as fake news, o ódio sistêmico, os disfarces do totalitarismo. A versão em quadrinhos, publicada pela Quadrinhos na Cia., não simplifica ou reduz o impacto dessa obra, muito pelo contrário. Nesti acrescenta uma nova camada de tensão com seus traços, sua visão daquela distopia, sem se afastar do original.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado