O fenômeno dos quadrinhos italianos Zerocalcare acaba de publicar seu novo quadrinho. Desta vez, o artista retorna à revista Internazionale para lançar “La foresta contro il deserto” (A Floresta Contra o Deserto em tradução livre), que estampou a capa do semanário nesta sexta-feira (28), na Itália. A HQ, que também está disponível online, de forma gratuita, retrata como a medida governamental conhecida como “modelo caivano” impacta a vida do bairro periférico Quarticciolo, em Roma.
“La foresta contro il deserto” tem 40 páginas dedicadas aos ativistas e moradores de Quarticciolo, um bairro sujeito à vulnerabilidade social, destacados como personagens principais. O “modelo caivano” consiste em reformar bairros mais antigos e periféricos e diminuir a criminalidade local com a presença maior da polícia. Porém, de acordo com grupo ativista Quarticciolo Ribelle, essa medida serve mais como uma ferramenta de controle e propaganda governamental do que como uma garantia de direitos e segurança.
A Internazionale atua desde 1993 traduzindo artigos e divulgando materiais originais de caráter jornalístico. A revista também publicou originalmente a HQ “Kobane Calling”, de Zerocalcare, em 2015. Dois anos depois, em 2017, o quadrinho chegou ao Brasil pela editora Nemo.
Natural de Rebibbia, outro bairro periférico de Roma, Zerocalcare se tornou um dos quadrinistas mais populares da Itália. Seu trabalho mais recente, a HQ “Quando muori resta a me”, publicada no ano passado pela editora italiana Bao Publishing, foi o décimo livro mais vendido no país, no ano passado. O autor, que esteve no Brasil em 2018 como convidado do FIQ, é também o responsável por duas animações da Netflix, “Entrelinhas Pontilhadas” e “Este Mundo Não Vai Me Derrubar”.