De Ed Piskor
128 páginas
Panini Comics | 2020
Tradução: Lívia Koeppl
Mantendo a proposta de condensar em ordem cronológica os principais momentos da história dos mutantes, X-Men Grand Design: Segunda Gênese mantém os mesmos erros e acertos da edição anterior.
Uma obra envolvente, que presta uma grande homenagem aos heróis. No entanto, funciona melhor para os fãs que já conhecem alguns desses episódios marcantes e buscam, na HQ de Ed Piskor, revivê-los. Os leitores comuns podem não “comprar” o tom do enredo e não entender o motivo da narrativa truncada e da pouca fluência entre os quadros. Além de poder parecer só um amontoado de informações aleatórias, para quem nunca viu aqueles momentos antes.
Nesta edição, acompanhamos Xavier e sua turma pela Saga da Fênix Negra, enfrentando os morlocks, as primeiras aparições de Kitty Pryde e Carol Danvers na equipe e muito mais. Curiosamente, Dias de Um Futuro Esquecido foi omitido aqui. E como um dos pontos altos, temos o traço charmoso de Piskor conectando as histórias e valorizando a experiência de leitura.
Por fim, é tudo muito rápido e com muita coisa acontecendo simultaneamente. Uma visão geral de um dos principais universos de heróis dos quadrinhos e que pode ser nostalgia pura para quem cresceu acompanhando os mutantes.