A quadrinista e ilustradora coreana-brasileira Ing Lee publicou, no fim de julho, a webcomic “The Demons in AI’s Data”, em parceria com o jornalista científico australiano Carl Smith. Serializada em três capítulos, todos disponíveis para leitura gratuita em inglês, a HQ questiona o quão enviesada é a inteligência artificial, tema que tecnicamente é conhecido como AI bias, e seu impacto em diversos aspectos da vida contemporânea.
A webcomic, descrita pela quadrinista como um projeto de narrativa experimental, foi baseada em dezenas de entrevistas com especialistas. Carl Smith, que é jornalista da ABC News Australia e pesquisador, havia sido contemplado por uma fellowship do programa focado em comunicação científica sobre ciência de dados MIP.labor, da Freie Universitat, de Berlim. A ideia de fazer um quadrinho digital foi pensada por ele como uma maneira de tornar mais acessível a pesquisa que estava desenvolvendo como jornalista científico.
“Para este trabalho, reunimos depoimentos de experts de tecnologia de diferentes pontos de vista para formular seus argumentos. Contamos também com uma equipe de apoio da Freie e da CSIRO Australia”, conta Ing Lee ao Fora do Plástico.
O quadrinho é justamente ambientado na Austrália e traz um formato interativo, idealizado para promover mais imersão ao leitor. O resultado é similar ao webtoon, “mas com transições que acontecem ao scrollar a tela, que foram programadas pelo desenvolvedor Stefan Auerbach”, explica a quadrinista.
A protagonista, Maya, uma personagem ficcional, vive cercada por decisões tomadas por inteligência artificial, desde sugestões de notícias até o controle da rede elétrica da casa onde vive. Maya é uma personagem-guia para mostrar ao leitor como as decisões de IA afetam a vida de qualquer pessoa, mesmo sem que isso seja perceptível. Ao longo da webcomic, os especialistas que foram consultados são citados, assim como trechos de seus apontamentos.
“The Demons in AI’s Data” é de livre circulação para uso como recurso educacional ou para republicação sob Creative Commons. “Portanto, estamos abertos a plataformas que tenham interesse em receber o código e recursos para redistribuí-la”, finaliza Ing Lee.
Vencedora do Prêmio Jovens Talentos da Indústria Editorial 2024, Ing Lee é autora das webcomics autobiográficas “Mindeulle” e “João-Pé-de-Feijão“, ambas disponíveis para leitura gratuita no site da Playground Brasil. Este último ganhará versão impressa pela editora VR Editora, previsto para ainda em 2025. A quadrinista foi também responsável pela identidade visual da edição 2024 do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e é capista dos livros de sucesso “Amêndoas” e “Coelho Maldito”.