O segundo volume “Diário Inquieto de Istambul”, de Ersin Karabulut, será publicado no dia 3 janeiro de 2025 na França, anunciou o próprio autor em suas redes sociais, junto da capa do quadrinho. A série autobiográfica, prevista para ser uma trilogia, mescla a trajetória do quadrinista turco com questões políticas e sociais de seu país natal, que caminhou progressivamente para um Estado autoritário, com a ascensão de Recep Tayyip Erdoğan. No Brasil, o primeiro volume foi lançado pela Comix Zone em julho.
Na postagem, Karabulut revela que este segundo volume, que percorre os anos de 2007 a 2017, foi o trabalho que o fez refletir mais profundamente, “aquele que captura um dos períodos mais belos, porém desafiadores, da minha vida”. De acordo com a sinopse da editora original da obra, a Dargaud, a HQ dará sequência ao momento em que o quadrinista e seus amigos criam a revista satírica Uykusuz, que alcança sucesso imediato, sobretudo com os jovens, porém esbarra na tensa situação política turca.
Longe de ser um militante ou intelectual, Ersin Karabulut é, antes de tudo, um desenhista movido pela paixão de criar. Com suas inseguranças e dúvidas, ele busca apenas fazer o que ama: desenhar. Ele e seus amigos lançam então Uykusuz, uma revista satírica que alcança sucesso imediato, especialmente entre os jovens. Mas, em uma Turquia em plena transformação, as realidades políticas começam a perturbar seu cotidiano.
Por meio de momentos engraçados, emocionantes e, por vezes, dolorosos, este livro nos mergulha no dia a dia de um criador levado, contra sua vontade, pelos tormentos de sua época, em um país onde a sociedade se torna cada vez mais conservadora e onde as liberdades estão em retrocesso.
Já em pré-venda em diversas livrarias francesas, “Diário Inquieto de Istambul, volume 2” ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.