26 agosto 2023

Vira-lata Virador

Por Fora do Plástico

De Grégory Panaccione (Adaptando livro de Daniel Pennac)
136 páginas
Nemo | 2023
Tradução: ‎ Renata Silveira

Como uma fábula que nunca perde o tom e passa sua mensagem através de linhas bem-humoradas, Vira-lata Virador é uma leitura encantadora. Através da perspectiva de um cãozinho chamado Cachorro (com c maiúsculo!), o leitor é capaz de enxergar por um outro olhar o mundo dos humanos, e tudo o que há de bom e ruim em conviver com esses animais de duas patas. Grégory Panaccione, adapta um livro de Daniel Pennac e empresta a ele o melhor de sua arte expressiva e dinâmica.

Ao nascer, Cachorro foi considerado feio demais para ser “adotável” e, por isso, abandonado em um lixão. Lá ele conhece Cara-preta, que seria sua guia pelo mundo do olfato e dos demais sentidos caninos. Só que a vida no lixão seria apenas o começo das aventuras desse cãozinho de olhos esbugalhados, ele precisaria encontrar uma boa tutora. E ainda deveria adestrá-la bem direitinho, para garantir o controle da situação, como Cara-preta havia ensinado. É assim que ele encontra a geniosa garotinha Maçã… Mas será que suas expectativas seriam supridas?

A trajetória de Cachorro traz momentos divertidíssimos, em que hábitos caninos são explicados pelos próprios animais ou em que os cãezinhos interagem entre si ou com outros bichos. Sim, é inevitável dizer que o protagonista se depara com situações difíceis, menos lúdicas, mas o tom de Vira-lata Virador jamais é melancólico. Ver o mundo com os olhos de um cachorro é um grande acerto nesse sentido e perceber como cada animal tem sua própria “voz” é também outro ótimo ponto.

A narrativa gráfica de Panaccione é altamente influenciada por sua experiência com animação, o que dá fluidez aos quadros e torna tudo muito expressivo. O design de personagens é outro ponto alto da HQ, com um visual que funciona perfeitamente para o propósito da obra. Se o tema já gera uma empatia automática, a arte colabora ainda mais para isso.

Lançamento da Nemo, que já havia publicado o ótimo Um Oceano de Amor, desenhado por Panaccione, Vira-lata Virador é uma jornada do herói canina cheia de vida. Uma leitura leve, mas extremamente consciente de seu potencial.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado