De Fernanda Baukat e José Aguiar (Adaptando livro de Graciliano Ramos)
160 páginas
Nemo | 2025
A trajetória da família de Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e a cadela Baleia é um marco da literatura brasileira, retratando com realismo e sensibilidade a dura vida no sertão nordestino nas primeiras décadas do século XX.. Na adaptação de Vidas Secas para os quadrinhos, Fernanda Baukat e José Aguiar conseguem, com muita competência, traduzir o original de Graciliano Ramos para a nona arte, mantendo a força simbólica e o impacto emocional do livro.
A trama acompanha uma família itinerante em busca de uma vida melhor. Jornada que parece não levar a lugar algum. Fabiano e sua família estão presos em um ciclo, em um ambiente sem mudança à vista, onde a seca, a ignorância e a violência se revezam como forças opressoras.
De fato, essa condição social é muito bem transmitida na adaptação visual. Além do que é mostrado de forma explícita, muito é revelado apenas pelos olhares dos personagens, desde a curiosidade das crianças diante do novo, passando pela esperança da mãe por dias melhores, até o medo do pai. Esse recurso silencioso aprofunda ainda mais o impacto da narrativa. Os autores ainda optam por manter com cuidado o texto original, prezando pela fidelidade.
Ao longo da leitura, o leitor é envolvido por essa atmosfera sufocante, intensificada pela paleta de cores, dominada por tons quentes, que reforçam a ambientação, marcada pelo sol que não dá trégua e pela aridez do cenário.
Publicada pela Nemo, a adaptação de Vidas Secas por Fernanda Baukat e José Aguiar oferece uma nova forma de ler o impactante clássico de Graciliano Ramos. Com visual expressivo, o quadrinho revela, pouco a pouco, como uma realidade imutável pode corroer a capacidade de sonhar.