A editora Veneta abriu a pré-venda do quadrinho “Segue o Baile”, de Magô Pool. Com lançamento previsto para novembro, o quadrinho foi um dos selecionados no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) em 2024. Essa será a segunda obra da quadrinista pela editora, que republicou “Bicho Selvagem” em 2024, primeiro lançado de forma independente pela autora.
Na história, Renan, um jovem que mora na periferia, foi contratado para fazer parte da base de um grande time de futebol. Para celebrar, ele e seus amigos decidem ir para um baile funk. Quando estão a caminho, eles são alvo de uma batida da polícia.
O influenciador digital Braian transmite o abuso e a violência em tempo real. A obra busca trazer um registro do que significa ser jovem, negro e periférico no Brasil, em tom de resistência e denúncia.
Magô Pool, que participou da 8ª Bienal do Quadrinho de Curitiba, destacou em entrevista ao Fora do Plástico que o antirracismo é um tema frequente de suas obras. Para ela o racismo estrutural e a violência policial acontecem de forma muito natural, “a realidade às vezes é tão surreal”, completa. Segundo Pool, as pessoas precisam assumir que cometem atos racistas, para conseguir ter posturas antirracistas.
O ProAC buscou destinar recursos públicos ao apoio de ações e produções culturais no estado de São Paulo. No total, 20 artistas receberam R$100 mil para a produção de um quadrinho. O Fora do Plástico listou os contemplados anunciados em 2024.
Ver essa foto no Instagram