De Javi Rey (Adaptando peça de Henrik Ibsen)
148 páginas
QS Comics | 2023
Tradução: Alessandra Bonrruquer
Baseado em uma peça do norueguês Henrik Ibsen, Um Inimigo do Povo reflete sobre democracia, poder e interesses, a partir dos acontecimentos em uma pequena ilha. A HQ de Javi Rey transpõe a história, escrita originalmente no século XIX, para outro período, enquanto mantém a mensagem original de Ibsen, que ainda segue atual.
O doutor Thomas Stockmann e seu irmão, o prefeito da cidade, fundam um balneário de águas termais. O empreendimento atrai turistas e faz prosperar o local onde vivem. Mas nem tudo está perfeito. Peter Stockmann está mais concentrado em sua vaidade do que nas demandas da população, enquanto algo preocupa Thomas, um possível escândalo. Sua descoberta mudará por completo os rumos da trama e fará o título da HQ fazer todo o sentido.
Javi Rey não tem pressa no desenvolvimento inicial. O mistério que envolve aquilo que o doutor Thomas Stockmann pretende revelar à população é bem construído, ao mesmo tempo em que o leitor é apresentado aos demais personagens que serão importantes para a história, como dono do jornal A Voz do Povo e o líder comunitário Aslaksen. Essa construção cuidadosa torna-se um pouco mais apressada, à medida que o enredo se encaminha para o fim. Ainda assim, o discurso final de Stockmann é um ponto alto e sintetiza muito essa alegoria. Uma crítica ao conflito entre interesses pessoais e coletivos e como isso pode apodrecer um sistema político que busca ser justo. É difícil não refletir sobre os paralelos com a história recente.
A arte de Javi Rey traz uma linha clara elegante e cores vibrantes, que refletem a criação deste “paraíso de águas termais” e talvez até a escolha pela ambientação, no que parece ser a década de 1960. Já quando o caldo entorna, o visual passa a ser mais soturno, em tons azulados.
Um Inimigo do Povo, publicado no Brasil pela QS Comics, consegue contemporizar uma peça de séculos atrás por meio de boas escolhas, quando pensamos na transposição para os quadrinhos. Além de algumas mudanças bem-vindas, que dão originalidade à adaptação. Essa não é apenas uma história. Há muitos significados que estão ali na superfície, prontos para colocar nossa mente para trabalhar.