17 setembro 2022

Um Conto De Natal: Uma História De Fantasmas

Por Fora do Plástico

De Carlos Giménez
112 páginas
Comix Zone | 2020
Tradução: Jana Bianchi

Um Conto de Natal: Uma História de Fantasmas, de Carlos Giménez, é um ótimo quadrinho, com uma provocação muito pertinente acerca da vida. Descrita como uma obra livremente inspirada no clássico homônimo de Charles Dickens, a HQ traz uma jornada emocional sobre a espiritualidade, família e as relações humanas. Uma trama que dificilmente fará você sair indiferente após a leitura.

O quadrinho narra a história de Pablo, uma espécie de alter-ego do quadrinista espanhol (de quem você se lembra, se também leu Paracuellos), que há anos, por opção, vive isolado em sua casa, preferindo a companhia dos seus desenhos do que a de pessoas, como em reuniões familiares, por exemplo. Dessa forma, todo Natal é a mesma coisa: Pablo recusa os convites de confraternização. Até que certa noite, às vésperas do Natal, o fantasma de seu grande amigo e ex-parceiro de profissão, Raúl, aparece e leva o protagonista a uma viagem por sua vida.

A narrativa de Giménez é impressionante e foi o ponto alto da HQ para nós. A leitura flui muito bem e você se conecta rapidamente com a trama. Nos faz refletir sobre propósitos, a valorização das coisas simples da vida, das coisas que realmente trazem felicidade. O autor ainda inclui aquela pitadinha de humor, na medida certa, que faz o leitor sorrir, mas que não distrai da reflexão proposta na história. O desenho é muito competente e bonito, com uma pegada cartunesca que nos atrai muito.

Publicado pela Comix Zone, Um Conto de Natal: Uma História de Fantasmas foi uma ótima leitura. Uma viagem cheia de surpresas, que te faz pensar e repensar sobre a vida.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado