Neste domingo (23), a editora e livraria Ugra fará uma edição pocket da feira Ogra, que conta com a pré-estreia da animação brasileira “Mundo Proibido”. A Ogra é conhecida por reunir vários quadrinistas que desejam divulgar HQs independentes. Ao contrário das edições anteriores da feira, que ocorreram no espaço da Galeria Ouro Velho, a deste domingo será realizada no Espaço Petrobras de Cinema, também na R. Augusta, das 11 às 19h, em São Paulo.
A Ogra foi criada em 2022 com o objetivo de incentivar a produção de artistas independentes e de pequenas editoras. A feira se tornou uma forma de conectar esses quadrinistas com um público maior. A Ugra também organiza outros dois eventos, a Alt Toys, evento dedicado a brinquedos autorais, e a Bruxa Solta, focada no gênero de terror.
A animação “Mundo Proibido” é protagonizada por Fujiwara Manchester, que parte em uma aventura intergaláctica com sua namorada, Lydia. Os dois estão à procura de um tesouro perdido que pode deixá-los ricos. O filme será exibido às 17h, com meia-entrada para todos, no valor de R$10,00. A sessão ainda conta com a presença dos diretores Alê Camargo e Camila Carrossine e sorteio de brindes, como ecobags e bottons.
Camargo e Carrossine começaram a produção do filme em 2018, mas sofreram muitos atrasos em consequência da pandemia. “Mundo Perdido” foi exibido no Festival Internacional de Animação de Annecy em 2022 e conseguiu três prêmios naquele mesmo ano: “Anima Córdoba International Animation Festival”, “Cinefantasy International Fantasy Film Festival” e “Anima Córdoba International Animation Festival”, todos na categoria de de melhor Longa Metragem.
A animação brasileira é produto de uma parceria entre a Um Filmes e a Buba Filmes. Além de Camargo e Carrossine, o filme tem participação de Andrew Probert, designer de animação digital. Eles também fazem parte da equipe de produção da série “As Aventuras de Fujiwara Manchester”, que foi exibida pela TV Cultura e pela TV Brasil – EBC.