Clássico do cyberpunk, o influente mangá “The Ghost in the Shell”, de Shirow Masamune, ganhará reimpressão no Brasil. A Editora JBC anunciou nesta quinta-feira (28), junto a outras reposições, uma nova tiragem da obra, com lançamento previsto para setembro.
Publicado originalmente na revista Magazine, da Kodansha, entre 1989 e 1991, “The Ghost in the Shell” foi compilado em um único volume. Em 1995, a obra ganhou sua primeira adaptação para os cinemas, um anime dirigido por Mamoru Oshii que se tornou referência no gênero. Desde então, a franquia se expandiu com novas séries em mangá, outras produções em anime e até um live-action estrelado por Scarlett Johansson, lançado em 2017. Além disso, um novo anime está previsto para 2026, em produção pelo estúdio Science SARU, o mesmo de “Dandadan”.
Na história, ambientada em um futuro distópico de 2029, onde avanços tecnológicos convivem com uma sociedade desigual e em declínio, a Major Motoko Kusanagi lidera a Seção 9 da Segurança Pública japonesa. Ciborgue altamente treinada, ela tem a missão de deter o enigmático hacker conhecido como Mestre dos Fantoches. No decorrer dessa caçada, Shirow Masamune entrelaça ação e ficção científica com reflexões filosóficas sobre identidade, consciência e a própria definição de vida.
No Brasil, “The Ghost in the Shell” foi publicado pela primeira vez em 2016, pela JBC, responsável por toda a franquia no país. A editora também lançou o databook “Ghost in the Shell – Perfect Book” (2017), “The Ghost in the Shell 2.0” (2017), “The Ghost in the Shell 1.5” (2019) e, em formato digital, “The Ghost in the Shell – The Human Algorithm”, publicado entre 2020 e 2025 com capítulos lançados simultaneamente ao Japão.
