Com roteiro de Gianluca Piredda e arte de Vincenzo Arces, o terceiro volume da série de HQs “Freeman” vai chegar ao Brasil em breve. A campanha no Catarse segue até o começo de setembro, com lançamento previsto para novembro pela editora Da Rosa Estúdio em parceria com o selo editorial Lorobuono Fumetti.
Theo é o protagonista dessa história. Na Virgínia (EUA), em 1861, ele escapa da condição de escravizado e busca uma vida melhor como um homem livre, por isso assume o nome de Freeman. A não premeditada fuga do jovem, constantemente coagido pelo capataz da fazenda onde trabalhava, é usada pelos autores como ponto de partida para discutir a irracionalidade da escravidão.
A série referencia a história dos Estados Unidos, a busca pela liberdade e quebra das correntes de um povo que foi escravizado, violentado e que continuou a lutar por seus direitos. Ao mesmo tempo, Piredda e Arces constroem um faroeste histórico ao longo de 12 edições que, no Brasil, serão lançadas em seis volumes, com dois capítulos cada. A publicação original aconteceu na revista Skorpio, da italiana Editoriale Aurea.
Embora tenha começado na Argentina, em 1974, a Skorpio também passou a ser lançada na Itália ainda na década de 1970. Enquanto a versão argentina encerrou suas atividades em 1996, a edição italiana permaneceu e segue sendo lançada de forma regular pela Aurea, desde 2010. As edições do terceiro volume de “Freeman” correspondem a 8 capítulos publicados em revistas entre 2021 e 2022.