[Exclusivo]

Taverna do Rei anuncia dois mangás de Fumiyo Kōno sobre Hiroshima

26 agosto 2025

Após anunciar em fevereiro o shoujo “Foi Olhando Para Você…”, a Taverna do Rei revelou com exclusividade ao Fora do Plástico mais dois mangás para o seu catálogo: “Cidade da Calmaria/Terra das Cerejeiras” e “Nesse Canto do Mundo”, ambos de Fumiyo Kōno. São as duas obras mais aclamadas da autora, reconhecida por sua sensibilidade ao retratar um dos episódios mais dolorosos da história japonesa, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki.

PUBLICIDADE

“Cidade da Calmaria/Terra das Cerejeiras” foi publicado no Japão entre 2003 e 2004, sob o título “Yunagi no Machi Sakura no Kuni”. Inicialmente serializado na revista Manga Action, da Futabasha, o mangá teve seus capítulos reunidos em volume único. Aclamada pela crítica, a obra conquistou o Japan Media Arts Festival 2004 e o Prêmio Cultural Osamu Tezuka 2005, além de receber adaptações para teatro, live-action, CD-drama e um especial de TV exibido em 2017. No Brasil, chegou a ser publicado em 2010 pela Editora JBC, sob o título “Hiroshima: A Cidade da Calmaria”. Agora, a Taverna do Rei prepara uma nova edição com projeto gráfico inédito e extras, prevista para novembro. A tradução será de Karen Kazumi Hayashida.

Capa da edição japonesa

A obra reúne duas histórias. Em “Cidade da Calmaria”, ambientada em 1955, acompanhamos Minami Hirano, jovem sobrevivente de Hiroshima que busca reconstruir sua vida uma década após o bombardeio. Já em “Terra das Cerejeiras”, o leitor é levado às décadas de 1980 e 2000, em Tóquio, quando a protagonista Nanami Ishikawa, descendente de sobreviventes, enfrenta o peso de uma memória histórica não vivida diretamente.

Capa da edição norte-americana

O outro anúncio da Taverna do Rei, “Nesse Canto do Mundo”, será lançado no início de 2026. Serializado na revista Manga Action entre 2007 e 2009, e concluído em três volumes, o mangá chegará ao Brasil em um formato inédito, reunindo toda a história em um único volume. Sua história gira em torno de Suzu, jovem ilustradora de Hiroshima que, aos 18 anos, se casa com Shūsaku e vai viver em Kure, importante base da Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra. Em meio à escassez de alimentos e aos constantes ataques norte-americanos, a garota tenta manter a esperança e ajudar sua nova família – até que a cidade é atingida pela bomba atômica. A tradução será de Drik Sada.

O mangá, vencedor do Prêmio de Excelência na divisão de mangá do Japan Media Arts Festival 2009, ganhou um filme animado em 2016, com versão estendida lançada em 2019 pelo estúdio MAPPA. A obra também inspirou um live-action em 2011 e um dorama para a TV em 2018.

Além da aquisição das novas licenças, a Taverna do Rei revelou ainda que todos os seus mangás serão editados pelo quadrinista Max Andrade, criador de HQs como “Tools Challenge”, “Juquinha” e “Anjinho: Além”, incluindo o já anunciado “Foi Olhando Para Você…”, de Rumi Ichinohe.

Os anúncios dos dois títulos coincidem com os 80 anos do trágico evento ocorrido em agosto de 1945. Nascida em 1968 no distrito de Nishi-ku, Hiroshima, Fumiyo Kōno acompanhou de perto os efeitos devastadores do bombardeio em sua cidade natal, o que concedeu às suas obras um caráter memorialístico e documental.

Fumiyo Kōno

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE