“Spy vs. Spy”, um dos quadrinhos mais populares da revista Mad, vai ganhar edição de luxo pela Panini Comics, em dezembro. Todas as publicações do quadrinista cubano Antonio Prohias, o criador original da série, serão compiladas em uma única edição.
As tiras retratam a rivalidade entre um espião vestido de branco e um espião vestido de preto, que vivem tentando se matar. Sem diálogos e sem contexto, as histórias apresentam cenas cômicas de confronto, inspiradas no humor dos Looney Tunes. A diferença é que os dois protagonistas são estúpidos e malvados.
Com 400 páginas, o material ainda traz extras como entrevistas raras com Prohias, ensaios biográficos e históricos, fotos da família do criador, esboços e homenagens. Nos Estados Unidos, a publicação chamada de omnibus foi lançada pela primeira vez em 2011. Porém, em 2023, ganhou nova edição.
Desde 1961, Antonio Prohias escreveu e desenhou 241 episódios de “Spy vs. Spy” ao longo de 26 anos. Em 1987, com sua saúde debilitada, ele se aposentou da tira e outros cartunistas assumiram até 2022, quando a série foi finalizada. Prohias morreu em 1998.