Parece que finalmente os quadrinhos de Sole Otero vão dar o ar da graça no Brasil. A quadrinista argentina, uma das principais de sua geração, respondeu a uma interação do jornalista e tradutor Érico Assis no X e revelou que duas de suas obras têm direitos vendidos para o nosso país. De acordo com a autora, “Naftalina” e “Walicho” serão publicados pela WMF Martins Fontes, informação confirmada ao Fora do Plástico pela editora. No entanto, ainda não há prazo de publicação e a ordem que as obras serão lançadas não foi definida.
Lançada originalmente em 2020, “Naftalina” é uma saga familiar que se move entre a Itália no início do século XX e a Argentina no início do século XXI, mas também uma emocionante reflexão sobre família, renúncia e sacrifício. Pela HQ, Sole Otero recebeu o Prêmio do Público do Festival de Angoulême, em 2023. A trama é ambientada no início dos anos 2000 e a Argentina está atolada numa grave crise econômica. Rocío, uma menina de dezenove anos, perde a avó Vilma e, após o funeral, muda-se para a casa que ela lhe deixou. Nesse ambiente marcado pela ausência, ele revê a vida de Vilma e descobre que a crônica de sua família, em sua maior parte, é marcada pela tragédia.
Já “Walicho” é a obra mais recente da autora, publicada em 2023. O quadrinho conta a história de três irmãs acusadas de bruxaria na Argentina, do século XVII até os dias de hoje, em uma mistura de horror, mistério e até humor. Uma curiosidade é que a expressão que dá nome à obra tem origem na língua Mapudungún, do povo ameríndio mapuche, para se referir a uma entidade maligna ou demônio e foi incorporada ao vocabulário dos argentinos.
Curiosamente, apesar de ser inédita até então, a autora já esteve no Brasil, em 2016, como atração do 2º Encontro Lady’s Comics, em Belo Horizonte.