O mangá de “Slam Dunk”, de Takehiko Inoue, finalmente vai ganhar uma versão digital. O próprio autor compartilhou a novidade em sua conta no X (antigo Twitter), anunciando o início da versão digital japonesa para 2 de junho.
No anúncio, o mangaká demonstrou entusiasmo ao comparar a experiência da leitura digital à de apreciar as páginas originais. “Só a título de curiosidade, eu desenhava os originais em papel Kent tamanho B4. Quando se tratava de uma ilustração dupla, daquelas que se estendem por duas páginas, eu usava papel B3 na horizontal, que é o dobro do tamanho. Na época da publicação, só existiam livros em papel, então eu fazia o layout das páginas sempre pensando no formato de duas páginas abertas. Por isso, se você ler em um tablet grande, mantendo as páginas lado a lado como uma dupla, provavelmente ficará mais próximo do original e mais fácil de ler.”, explicou.
O autor também destacou que o fato de não haver necessidade de encadernação traz uma vantagem do formato digital quando comparado ao impresso. Segundo ele, isso permite ao leitor enxergar com mais clareza “partes que eram difíceis de visualizar” nas edições físicas, justamente por ficarem escondidas no miolo do livro.
Serializada originalmente entre 1990 e 1996, a obra havia sido publicada somente em versão impressa, tendo recebido várias edições ao longo do tempo. No Brasil, o mangá chegou pela primeira vez no início dos anos 2000, pela Conrad, seguindo o padrão da primeira coleção japonesa finalizada em 31 tomos. Posteriormente, a Panini trouxe a série de volta, mas no formato kanzenban — completo em 24 volumes — entre 2016 e 2020.
O mangá conta a história de Hanamichi Sakuragi, um jovem delinquente de cabelos ruivos e estudante do ensino médio. Cansado de ser desprezado pelas garotas, que preferem os esportistas, sua vida começa a mudar quando se apaixona por Haruko, que o convida a jogar basquete no time do Colégio Shohoku. Apesar de não saber nada sobre o esporte, ele se dedica a melhorar e possui o desejo de se tornar um jogador de destaque.

“Slam Dunk” é o principal trabalho de Takehiko Inoue, mangaká dono de um dos traços mais inconfundíveis do mercado de quadrinhos. Segundo colocado numa pesquisa recente que elegeu as obras mais divertidas da era de ouro da Shonen Jump, o mangá figura entre os principais títulos da história da aclamada revista e ostenta uma marca de mais de 180 milhões de cópias em circulação pelo mundo, com 120 milhões de exemplares vendidos apenas no Japão.
A série recebeu uma adaptação em anime, na década de 1990, e diversos longas-metragens animados. O filme “The First Slam Dunk”, que estreou no Japão em dezembro de 2022, é o mais recente desdobramento do mangá de Takehiko Inoue para outra mídia. A exibição reacendeu o interesse do público pela série e fez o mangá voltar a figurar entre os quadrinhos mais vendidos no Japão. Só em 2023, foram quase 5 milhões de cópias comercializadas, o que garantiu à obra a sexta posição no ranking anual de séries mais vendidas da Oricon.