O detetive mais famoso do mundo terá suas primeiras aventuras publicadas na forma de quadrinho pela Geektopia. Previstos para o fim de novembro e já em pré-venda, “Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho” e “Sherlock Holmes: O Signo dos Quatro” são adaptações dos livros de Arthur Conan Doyle pelas mãos do roteirista Ian Edginton e do desenhista I.N.J Culbard.
Conhecido por ser o livro que apresentou o lendário Sherlock Holmes ao mundo, em 1887, “Um Estudo em Vermelho” traz como mistério inicial o corpo de um homem encontrado em um quarto ensanguentado, sem um arranhão, enquanto na parede há um nome parcialmente escrito em sangue. Em “O Signo dos Quatro”, a jovem Mary Morstan procura Holmes em busca de respostas sobre o desaparecimento de seu pai, um oficial do exército britânico que serviu na Índia, à época uma colônia britânica.
As adaptações de Edginton e Culbard foram originalmente lançadas ao longo do ano de 2009 pela editora sediada em Londres, SelfMadeHero, uma especialista em adaptações de quadrinhos. A dupla adaptou, ao todo, os quatro romances protagonizados por Sherlock. A Geektopia prevê a publicação das duas HQs restantes, “Sherlock Holmes: O Cão dos Baskerville” e “Sherlock Holmes: O Vale do Medo”, para o próximo ano.
Além de ter diversas publicações autorais, como “Scarlet Traces” e “Stickleback”, e histórias para Marvel e DC, Ian Edginton também assinou outras adaptações literárias para os quadrinhos, como “Orgulho e Preconceito”, publicada no Brasil pela Nemo. Já I.N.J Culbard é um parceiro ainda mais frequente da editora SelfMadeHero, com adaptações de diversos livros para HQs. Algumas das obras nas quais trabalhou como desenhista e que já foram lançadas no Brasil são “O Rei de Amarelo”, pela DarkSide Books; “Coração Leproso”, pela Alta Geek, e “Você é a Cara da Morte: Contos de Umbrella Academy”, pela Devir.