Série infantojuvenil protagonizada por heroína surda chega ao Brasil

12 setembro 2025


O álbum “Runas: O conto das mil faces”, do espanhol Carlos Sánchez, foi lançado pela VR Editora no fim de agosto. Esse é o começo de uma trilogia, de acordo com informações do próprio autor em entrevista ao portal espanhol Top Cultural.

Na trama, um segredo perdido no tempo e na escuridão se esconde nas profundezas das florestas de Pequeno Vale. Os melhores amigos Chiri e Dai encontram um reino esquecido ao entrarem em uma caverna. O Rei das Sombras atormenta o lugar, e pretende estender seu domínio e levar o terror ao Pequeno Vale e além, cabe aos amigos proteger a fronteira entre os mundos. A edição em língua inglesa do quadrinho venceu a categoria Melhor Livro para Jovens Leitores na premiação Waterstones Children’s Book Prize 2025.

PUBLICIDADE


Um dos detalhes da HQ é que a publicação traz o protagonismo de uma heroína surda. “Queríamos criar um mundo onde Chiri fosse apenas mais uma personagem, e onde pertencer à comunidade surda não fosse visto como uma desvantagem, mas sim como uma forma de se relacionar com o ambiente de forma diferente“, explica o quadrinista espanhol.

Esta é a primeira obra de Carlos Sánchez a ser publicada no Brasil. Natural de Barcelona, Sánchez estudou Design na EINA (Escola de Disseny i Art de Barcelona) e fez mestrado em Ilustração Criativa na BAU (Design College of Barcelona). A edição terá 160 páginas em formato 16 x 22.5 cm. A continuação de “Runas” foi publicada este ano na Espanha sob o título “Runas: El laberinto de obsidiana”.

Capa da edição brasileira de “Runas”

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE