Segmentos

10 janeiro 2024

De Richard Malka e Juan Giménez
160 páginas
Comix Zone | 2023
Tradução: Fernando Paz

Escrito por Richard Malka e desenhado por Juan Giménez, Segmentos investe, de maneira desajeitada, em vários clichês da ficção científica para construir uma história que acaba sucumbindo pela falta de desenvolvimento.

Uma epidemia de esterilidade ameaça a humanidade, que vive agrupada em planetas com base nos gostos e desejos dos indivíduos, para evitar conflitos. Loth Lungren, um jovem destinado ao Planeta da Guerra, perde acidentalmente seu transporte no dia de sua partida. Sem conseguir se justificar e condenado por não cumprir sua designação, Loth encontra uma saída se unindo a Jezréel, que também acabara de ser julgada injustamente. Juntos, os dois se rebelam contra o ‘segmentismo’ e, à medida que o enfrentam, buscam resolver a epidemia que pode dizimar os humanos.

Não ter a mais original das premissas está longe de ser o problema de Segmentos. Richard Malka e Juan Giménez reaproveitam boas ideias para criar um universo ambicioso, em que o clima de tensão é constante pela capacidade de abraçar tantas possibilidades. No entanto, o quadrinho enfrenta problemas em seu ritmo, principalmente na segunda metade. As pouco mais de 150 páginas são insuficientes para desenvolver a mitologia desse universo. Mesmo que o leitor compreenda seu propósito, a HQ tem um desenrolar frágil, superficial.

Do ponto de vista do visual, Segmentos tem ótima ambientação, com destaque para a representação do espaço e da atmosfera cyberpunk. Porém, um ponto que nos incomoda na arte de Juan Giménez são as feições parecidas dos personagens. Além disso, algumas transições de núcleos não ficam tão claras. É preciso tempo para entender o que realmente aconteceu.

Lançado originalmente entre 2011 e 2014, em três álbuns, Segmentos foi publicado no Brasil pela Comix Zone em edição integral. Com tantas possibilidades no roteiro, a sensação que fica ao final da leitura é que o grande pecado da HQ é criar mais interesse pelo universo apresentado, do que pela história entregue.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado