O mangá “Sangatsu no Lion”, premiado seinen publicado no Brasil pela JBC, será concluído no próximo volume no Japão. A novidade foi divulgada junto ao lançamento da 18ª edição, nesta segunda-feira (29), após um intervalo de dois anos desde o encadernado anterior. Ainda sem data definida, o 19º volume marcará o encerramento da obra mais aclamada de Chica Umino.
Publicado no Japão desde 2007 na revista Young Animal, da Hakusensha, o arco final da série foi anunciado em meados de 2023, quando a autora revelou que a comovente saga de Rei Kiriyama estava perto de um desfecho. A obra chegará ao fim após mais de 18 anos de serialização. Em agosto, a Editora JBC publicou a 10ª edição da coleção brasileira do mangá, lançada desde o início de 2023.

A HQ de Chica Umino conduz o leitor a uma reflexão sensível sobre a depressão, situação que afeta decisivamente a vida de seu protagonista. A trama acompanha Rei, um jovem jogador de shogi (jogo de tabuleiro japonês semelhante ao xadrez) que enfrenta o peso de ser órfão enquanto percorre uma jornada de crescimento e amadurecimento.
Ao longo dos anos, o mangá acumulou alguns dos prêmios mais importantes do Japão. Em 2011, recebeu o Manga Taisho e o Prêmio Kodansha; em 2014, venceu a categoria máxima do Prêmio Cultural Osamu Tezuka; e, em 2021, foi eleito Melhor Mangá no Japan Media Arts Festival Awards. Entre 2016 e 2018, a obra também ganhou visibilidade internacional com a adaptação em anime de duas temporadas.
“Sangatsu no Lion” é apenas o segundo trabalho de Chica Umino a ser lançado no Brasil. Com uma obra relativamente curta, a autora estreou no Brasil em 2009, ano em que a Panini lançou o josei “Honey & Clover”, seu outro grande sucesso, mangá completo em 10 volumes.
