Após 54 anos desde sua criação, a San Diego Comic-Con terá sua primeira edição fora dos Estados Unidos e o local escolhido foi Málaga, na Espanha. Na próxima segunda-feira (10), uma cerimônia será realizada na cidade para revelar mais detalhes sobre o evento. Embora não seja exclusivamente voltada aos quadrinhos, a San Diego Comic-Con é um dos principais eventos que englobam esse segmento no mundo e traz em sua programação o tradicional Prêmio Eisner.
De acordo com o jornal Diário Sur, o governo da Andaluzia vinha trabalhando em conjunto com o Turismo Andaluz e a Agência Digital Andaluza a fim de tornar viável para os organizadores do evento a candidatura para sediar a San Diego Comic-Con. Questões sobre a infraestrutura da cidade de Málaga, as acomodações, meios de transporte, entre outros, foram avaliados.
O evento, sempre realizado na Califórnia, recebe cerca de 130.000 pessoas por ano. Portanto, é esperado que a vinda da Comic-Con para Málaga seja equivalente ao que aconteceu em Sevilha, em 2024, quando a cidade sediou o Grammy Latino. Esta não seria a primeira vez que acontece um evento de cultura pop em Málaga, a FreakCon reuniu cerca de 45.000 participantes no ano passado e já tem ingressos à venda para a edição de 2025 que acontece em maio.