De Lucas Marques
144 páginas
AVEC | 2020
Ritos de Passagem: Quando Éramos Irmãos é o mais recente trabalho do quadrinista Lucas Marques. Publicado pela AVEC, a HQ aborda a inocência da infância e o início do processo de amadurecimento. De forma simples e bem conduzida, Lucas cria uma história sensível com muita nostalgia. Mesmo para aqueles que não viveram situações semelhantes, é difícil sair indiferente após a leitura, afinal todos nós já tivemos nossos momentos de descobertas da vida.
O quadrinho acompanha as crianças Ítalo e Érika, que a caminho do primeiro dia de aula, fazem uma promessa de fingir serem irmãos. Logo nos primeiros dias, a distância entre os dois vai aumentando e sentimentos confusos começam a aparecer. Trabalhando conflitos internos com bastante cuidado, o autor mostra o momento em que os pequenos “nascem para vida”.
Premiado no 13º Japan International Manga Awards – 2020, a HQ tem diagramação e traço estilo mangá. Inclusive, com desenhos bem diferentes em relação a Cesariana, trabalho anterior de Lucas.
Financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Ritos de Passagem: Quando Éramos Irmãos é um bom quadrinho, com uma história que envolve e também diverte. Um retrato da inocência e da sua beleza.