Em comemoração ao seu aniversário de 30 anos, a Editora JBC anunciou que irá reimprimir “Ranma ½”, de Rumiko Takahashi. Apesar do anúncio, ainda não foi revelada a previsão de quando os primeiros volumes começam a ser republicados.
Da mesma criadora de “InuYasha”, a série foi lançada no Japão de 1987 a 1996, na revista Shonen Sunday, da Shogakukan, e é completa em 38 volumes.
“Ranma ½” já teve duas passagens pelo Brasil. A primeira delas foi entre 1998 e 2003, pela editora Animangá, numa edição que compilava cerca de 3 capítulos por volume em formato americano – e que acabou incompleta, deixando de cobrir mais da metade do enredo. Em 2009, a JBC trouxe a comédia de volta, dessa vez em seu formato original e com a história contada integralmente. A publicação foi concluída em 2013.
Ranma Saotome é o personagem que empresta o nome à série e vê sua vida virar de cabeça para baixo após um evento sobrenatural. Durante um treinamento de artes marciais, algo presente na rotina de Ranma desde a infância, um acidente faz com que o garoto passe a conviver com uma maldição: ser transformado em mulher sempre que seu corpo é molhado pela água fria. Quando molhado por água quente, Ranma volta a ser homem.
Recentemente “Ranma ½” recebeu uma nova adaptação animada produzida pelo estúdio Mappa, o que trouxe nova atenção à obra. A primeira temporada teve 12 episódios e foi exibida no final do ano passado, no Japão. No Brasil, o anime está disponível na Netflix com dublagem em português. A continuação já foi confirmada pelos distribuidores da franquia e está prevista para estrear em 2025. Cabe lembrar que, entre 1989 e 1996, o mangá de Rumiko Takahashi já havia ganhado um anime – com produção do estúdio Deen.