É comum ver fotos de turistas na Argentina posando ao lado das esculturas de Mafalda. Mas, afinal, quantas estátuas da icônica personagem dos quadrinhos existem pelo país?
A mais famosa estátua da criação de Quino integra o circuito turístico “Paseo de la Historieta”, no tradicional bairro de San Telmo, em Buenos Aires. Inaugurada em 2009 na esquina das ruas Chile e Defensa, a escultura foi instalada próxima à antiga residência de Quino, criador da personagem. Ao lado de Mafalda, também foram retratados seus inseparáveis amigos Susanita e Manolito.

Além dela, outras três homenagens à personagem criada por Quino estão espalhadas pela Argentina, todas assinadas pelo escultor Pablo Irrgang.
A segunda estátua foi inaugurada em 2018, em Mendoza, cidade natal de Quino, na Rua Arístides Villanueva. Já em 2021, San Salvador de Jujuy recebeu sua própria Mafalda. Inicialmente sozinha, a personagem ganhou a companhia de Susanita e Manolito dois anos depois. A homenagem mais recente está em Mar de Cobo, na Praça Daniel Tinayre. Ali, Mafalda aparece sentada em um banco ao lado de Larguirucho, personagem criado por Manuel García Ferré.
O sucesso de Mafalda ultrapassou fronteiras, e as esculturas de Pablo Irrgang acompanham esse reconhecimento. Além das quatro instaladas na Argentina, outras oito já ganharam espaço em diferentes países: Oviedo, Santa Coloma de Gramenet e Madrid, na Espanha; Santiago, no Chile; Baruta, na Venezuela; Lima, no Peru; e duas no Brasil. No caso brasileiro, ambas esculturas foram inauguradas em 2024, uma na livraria Martins Fontes, em São Paulo, e outra na Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas.