Quadrinistas se reúnem para criar Artists’ Alley na Bienal do Livro de São Paulo

21 agosto 2024
Por Fora do Plástico

Se a Bienal do Livro de São Paulo não tem um espaço dedicado aos quadrinistas, os próprios artistas criam seu espaço. Um grupo formado por Carlos Ruas, Cecília Ramos (Cartumante), Gustavo Borges, Rafael Fritzen, Guilherme Infante, Wesley Mercês, Caetano Cury e Orlandeli se uniu para transformar um dos estandes do evento literário em um Artists’ Alley, ou beco dos artistas. Ao longo dos 10 dias da Bienal, que acontece no Distrito Anhembi de 6 a 15 de setembro, os quadrinistas estarão presentes para exibir suas obras e para uma programação própria do estande, com oficinas e bate-papos que trazem outros artistas, além dos expositores.

A ideia de se unir para criar um espaço surgiu como uma resposta ao fato de a Bienal do Livro de São Paulo ainda não ter um “espaço geek” ou um Artists’ Alley, algo que já vem sendo implementados em outros eventos literários como a Bienal da Bahia, de Pernambuco e sobretudo a Bienal do Rio de 2023. Esta última teve um ótimo resultado para os artistas, conta Carlos Ruas. “Só para ter uma noção, o que alguns venderam na Bienal do Rio, se assemelhou as vendas que tiveram na CCXP. Esse stand é uma forma de estarmos presentes na Bienal de São Paulo e mostrarmos para os organizadores a nossa força, mas não só força de união, mas força em chamar público, em divulgação, fomentação, trazer rentabilidade para o evento”.

A divulgação inicial da iniciativa já foi um sucesso: uma tira feita em um post colaborativo entre os artistas no Instagram com um crossover entre seus personagens, que rendeu 100 mil curtidas, mil comentários e alcançou mais de 400 mil pessoas, tudo de forma orgânica, segundo Carlos Ruas. “Embora não seja a primeira vez que quadrinistas se reúnam para participar de um evento, é a primeira vez que isso acontece em um estande na Bienal do livro de São Paulo. Quadrinistas desse porte, capazes de atrair um grande público, juntos em um estande adaptado em Alley“, comenta o artista.

Ruas explica que o motivo da baixa participação de quadrinistas independentes na Bienal do Livro de São Paulo se dá pelos preços inacessíveis dos stands, mas a expectativa é de mudança desse cenário, com a inclusão de espaços dedicados aos artistas. “Como os eventos literários estão começando a entender o conceito de um Artists’ Alley, onde o artista fica durante todo o evento, autografando e interagindo com seu público, existe a expectativa destes eventos serem uma nova porta para o mercado geek, beneficiando muitos artistas independentes”, conta.

Confira abaixo a programação completa do estande J20, o Artists’ Alley da Bienal do Livro de São Paulo:

Oficina de desenho Bienal – Floresta do saber
Carlos Ruas
Espaço Infância – sexta, 06 setembro – 12:00-13:00

Quadrinhos no Brasil – Dos Independentes às Editoras Tradicionais
Carlos Ruas, Gustavo Borges, Verônica Berta, Johncito, Estevão Ribeiro
Palco Amazon KDP – domingo, 08 setembro – 14:00-15:00

Os três elementos: Ciência, cultura e educação
Carlos Ruas, Pirulla, Emilio Garcia e Milla Massuda
Arena Cultural– quarta, 10 setembro – 10:30-11:30

Tiradas e Tirinhas – Humor e o cotidiano nos quadrinhos
Carlos Ruas, Laerte, Pedro Vinicios
Salão de Ideias – quarta, 11 setembro – 14:00-15:00

FUJA DO COMUM! Como desenvolver a sua criatividade individual
Carlos Ruas
Palco Mercado – sexta, 13 setembro – 10:00-12:00

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado