
O quadrinho “Nocturnos”, de Laura Pérez, foi premiada como Melhor Obra Nacional de 2024, na Espanha, pela ACDCómic. O prêmio será entregue no festival KRUNCH!, na cidade de Alcalá de Henares, próxima de Madri, em maio.
“Nocturnos” é uma obra que reúne contos com reflexões, pensamentos e sonhos recorrentes no escuro da noite. Uma mulher se vê entre usar a inteligência artificial para preencher o vazio ou enfrentar a solidão. Uma cabana mostra que nem tudo é o que parece. Uma criança acaba tendo mais contato com suas próprias memórias na escuridão. A obra de Pérez foi originalmente publicada pela editora Astiberri e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Autora de “Tótem” e “Ocultos”, ambos inéditos no Brasial, Pérez trabalhou como ilustradora para veículos como The Washington Post, National Geographic e Vanity Fair. Além disso, é a responsável pelo design da abertura da série de TV “Only Murders in the Building”, pela qual foi indicada ao Emmy.
Além da categoria de Melhor Obra Nacional, a premiação dedica um prêmio a artistas revelação, em início de carreira. Candela Sierra foi a vencedora pela publicação de “Lo sabes aunque no te lo he dicho”. Na HQ, Sierra usa e abusa da linguagem de quadrinhos para criticar o comportamento humano com um toque de humor.
ACDCómic é a sigla para Asociación de Críticos y Divulgadores de Cómic (Associação de Críticos e Divulgadores de Histórias em Quadrinhos, em tradução livre). Fundada em 2012, é uma fundação sem fins lucrativos que reúne jornalistas, críticos e estudiosos de quadrinhos entre seus membros. A ACDCómic tem o objetivo de incentivar maior produção de quadrinhos, assim como divulgar e servir de interlocutor com outras instituições.
Os quadrinhos premiados pela associação nos últimos dois anos foram lançados no Brasil: “O Abismo do Esquecimento”, de Paco Roca, vencedor da premiação em 2024, publicado no Brasil pela Devir; e “Goya Saturnalia”, de Manuel Gutiérrez e Manuel Romero, vencedor em 2023, lançado por aqui pela Conrad.