Baseada no livro de mesmo nome do escritor Josué Montello, o quadrinho “Os Tambores de São Luís”, de Iramir Araújo com ilustração de Rom Freire e Ronilson Freire, será lançado de forma independente no fim de março de 2025 e já está em pré-venda. A adaptação para quadrinhos reconta a história de luta e resistência de Damião, um jovem escravizado, em 176 páginas. A HQ está disponível com preço promocional no site oficial do autor.
A história de “Os Tambores de São Luís” é ambientada no Brasil do século XIX. O protagonista Damião cresceu em uma comunidade quilombola, vivendo a infância em liberdade até ser capturado e levado para a fazenda, onde passa os anos da adolescência e parte da vida adulta. A HQ e o livro de Josué Montello falam sobre resistência de minorias marginalizadas, negritude e a brutalidade dos quase trezentos anos de escravização no Brasil.
O responsável pela adaptação, Iramir Araújo é mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão, professor e quadrinista que trabalha com temáticas históricas e regionais do Maranhão. Suas obras incluem “Balaiada”, “Jurados de Morte” e as adaptações dos livros “O Mulato” e “Ursula”. Já o autor da obra original, Josué Montello, foi um jornalista, professor e escritor maranhense consagrado, autor de mais de cem obras ao longo da carreira e ganhador do Prêmio de Literatura do Ministério da Cultura em 1998. “Os Tambores de São Luís”, publicado originalmente em 1975, é considerado por muitos sua obra mais popular.