A parceria de Ana Miralles e Emilio Ruiz na criação de “Ava”, HQ publicada pela editora Astiberri, rendeu à obra o prêmio espanhol Todos Tus Libros de “Melhor História em Quadrinhos Nacional” de 2024. Essa premiação é concedida pelo coletivo Zona Cómic, formado por livrarias filiadas ao sindicato dos livreiros (CEGAL). O prêmio será entregue na próxima quinta-feira (27) no Teatro Principal de Burgos, na Espanha.
“Ava” é ambientada em 1954 e é protagonizado pela estrela de cinema Ava Gardner. Durante a divulgação de seu novo filme “A Condessa Descalça”, no Rio de Janeiro, Ava é muito bem recebida no Brasil, que está em uma situação social e política instável após a morte do presidente Getúlio Vargas. No entanto, a atriz é constantemente atormentada pela imprensa e julgada por ter se casado e se divorciado três vezes, enquanto ninguém se importa que todos os seus ex-maridos tenham tido diversos casamentos. A dupla de autores mergulha em memórias, biografias e documentos para tentar refletir com precisão a pessoa por trás do mito e dar voz própria a um dos ícones da era de ouro de Hollywood.
A HQ é inédita no Brasil, mas é válido ressaltar que outros quadrinhos premiados com o Todos Tus Libros foram lançados no país. É o caso de “A Casa” e “Acasos do Destino”, obras do quadrinista Paco Roca, ambas publicadas pela Devir.
Conhecida por ter ilustrado a série “Djinn”, Ana Miralles é uma quadrinista multipremiada. Sua obra “Eva Medusa” foi vencedora em duas categorias de outra premiação espanhola, o Prêmio Haxtur. Emilio Ruiz é fotógrafo e escritor, também se especializou em documentários e videoarte e trabalhou na série de televisão “Cuéntame como pasó”. A dupla já fez outras colaborações conjuntas com a série de HQs “Wáluk” e a obra “En Busca del Unicornio”.
A Confederação Espanhola de Guildas e Associações de Livreiros (CEGAL) foi criada em 1978 com o objetivo de defender a literatura acessível na Espanha. A CEGAL luta pela regulamentação de livros e oferece apoio para pequenas e médias livrarias, ela também promove seminários educacionais e serve como ponte entre livreiros e setores administrativos.