
O 20º episódio de Manben Neo, série documental apresentada por Naoki Urasawa, contou com a ilustre participação do autor de “Akira”, Katsuhiro Otomo. Exibido em março, no Japão, o episódio agora está disponível no ocidente, com legendas em inglês, na página internacional da emissora japonesa NHK. Disponível até o dia 27 de setembro, a entrevista de quase 50 minutos aborda questões fundamentais do processo criativo de Otomo e dá destaque ao seu trabalho em “Domu”, mangá publicado no início da década de 80 que é considerado por Urasawa como “mais impactante que ‘Akira’”, o maior sucesso do autor.
Inédito no Brasil, “Domu” foi publicado originalmente pela editora Futabasha, entre 1980 e 1981. Completo em volume único, o quadrinho apresenta em sua trama um conjunto habitacional japonês onde uma série de mortes misteriosas começam a acontecer de forma inesperada. Em meio à situação, estão dois personagens dotados de poderes psíquicos: um idoso aparentemente inofensivo e uma garotinha que acaba de se mudar para o local.
Para Urasawa, o mangá pode ser comparado ao clássico “A Nova Ilha do Tesouro”, de Osamu Tezuka, editado no Brasil pela NewPOP. Segundo o criador de “Monster”, assim como no trabalho de Tezuka – lançado em 1947 e visto por ele como a primeira narrativa moderna dos mangás –, “Domu” se insere entre aquelas obras que conseguem unir elementos técnicos do cinema a uma forma mais dinâmica de enquadrar cenas em uma arte estática, como a dos quadrinhos. Quanto à sua afirmação de que a série é “mais chocante que ‘Akira’”, Naoki Urasawa defende a capacidade de Otomo em construir grandes pontos de tensão dentro de uma estrutura narrativa bastante curta, colocando “Domu” como um verdadeiro ponto de virada na história dos mangás.
Ainda durante a conversa, Katsuhiro Otomo respondeu se pretende iniciar um novo projeto em breve. O autor, que desde um one-shot de 2012 não publica nenhum mangá no Japão, revelou ter algumas ideias para o futuro.

Sobre Manben Neo
A série documental Manben Neo é uma continuação à Manben, exibida entre 2014 e 2017, pela NHK. Ao longo das duas fases do programa, Urasawa já recebeu diversos mangakás de diferentes gêneros, formando uma lista extensa de convidados. Entre eles estão Shinichi Sakamoto (“Innocent”), Junji Ito, Ryoichi Ikegami (“Sanctuary”), Shuzo Oshimi (“As Flores do Mal”), Hagio Moto (“They Were Eleven”), Inio Asano (“Boa Noite Punpun”) e Takao Saito (“Golgo 13”).
Além das entrevistas, a série também apresenta episódios especiais sobre autores fundamentais para a história do mangá, como Osamu Tezuka e Shigeru Mizuki. Nessas edições, Urasawa aprofunda a discussão sobre seus legados em conversas com familiares e ex-assistentes.