Com a missão de internacionalizar as fronteiras do quadrinho brasileiro, o Programa Brasil e Quadrinhos participa em junho de dois importantes eventos de HQs: o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, em Portugal, e o Festival International de Bande Dessinée à Lyon, na França.
Nesta semana, o Lyon BD, que acontece entre os dias 7 e 9 de junho, recebe a equipe da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, representada por Gilmar Kaminski, Greice Barros, Mitie Taketani e Luciana Falcon, que também produz o programa Brasil em Quadrinhos. A participação visa planejar novas parcerias para o próximo ano, com reuniões com autores, editores e organizadores de festivais. A editora MMarte Produções, com os editores Márcia Deretti e Márcio Paixão Jr., também acompanha a delegação brasileira.
A participação do Programa Brasil em Quadrinhos na Lyon BD é uma preparação para a temporada França-Brasil 2025 organizada pelo Instituto Guimarães Rosa e Instituto Francês, que promete trazer um forte intercâmbio cultural entre os dois países no ano que vem.
Em Portugal, a comitiva brasileira chega para uma série de ações no Festival de Beja, realizado entre os dias 14 e 16 de junho. Haverá palestra sobre o quadrinista brasileiro Julio Shimamoto e a preparação da exposição “Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro”, apresentada a partir de agosto em Beja. E não para por aí! A participação do Brasil ainda conta com oficina de adaptação de histórias em quadrinhos para animação, debate sobre HQs brasileiras e sua viabilidade além mar, doação de acervo para a Bedeteca de Beja e apresentação do programa Brasil em Quadrinhos.
A equipe da Bienal de Quadrinhos de Curitiba participa da programação do festival com apoio da Funarte, através da Bolsa de Mobilidade Artística 2023. A editora MMarte Produções participa da programação a convite do Programa Brasil em Quadrinhos, com apoio do Instituto Guimarães Rosa, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Faro/PT.
O quadrinho brasileiro pelo mundo
O Programa Brasil em Quadrinhos já desenvolveu atividades em 15 países: Alemanha, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Cuba, França, Guiné-Bissau, Líbano, México, Moçambique, Peru, Portugal e Uruguai.
Entre as ações mais recentes do Programa está a participação de Jefferson Costa, Gabriela Güllich, Marcello Quintanilha, André Miranda, Gabriel Góes, Juliana Russo e Rafael Coutinho como parte da delegação brasileira na 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que aconteceu entre os dias 17 de abril e 2 de maio. Também este ano, em fevereiro, Marcelo D’Salete, Ilustralu, Gidalti Jr., Alcimar Frazão, João Pinheiro e Sirlene Barbosa participaram 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, em Cuba.
O Brasil em Quadrinhos é uma iniciativa do Instituto Guimarães Rosa em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba.