O Prêmio Jabuti desclassificou “Ópera Negra”, HQ de Clara Chotil, da lista de semifinalistas na categoria Histórias em Quadrinhos. A premiação revelou a retirada do quadrinho ao site Vitralizado, que no dia 26 de outubro publicou sobre o fato de a obra ter sido lançada originalmente em francês. De acordo com o Jabuti, “a edição brasileira não atende ao requisito de ter sido originalmente escrita em língua portuguesa”, uma das regras que torna um livro elegível ao prêmio. A HQ foi publicada pela editora Actes Sud, em 2022, um ano antes de seu lançamento no Brasil pela Veneta.
A autora de “Ópera Negra”, Clara Chotil, é franco-brasileira e conta em seu quadrinho a história da cantora Maria d’Apparecida, com base na biografia “Maria d’Apparecida negroluminosa voz”, escrita pela jornalista brasileira Mazé Torquato Chotil, mãe da quadrinista.
Ainda em resposta ao Vitralizado, o Jabuti informou que não será incluída uma nova obra entre os semifinalistas. Desse modo, a categoria Histórias em Quadrinhos ficará com nove indicados, que você confere abaixo.
A Coleta, de Pedro Vó (Conrad)
Black Orion, de Bruno Seelig (Mino)
Como Pedra, de Luckas Iohanathan (Comix Zone)
Damasco, de Lielson Zeni e Alexandre S. Lourenço (Brasa)
Grandes sucessos – Música Popular em Quadrinhos, MPQ, de vários artistas (Brasa)
Jeremias: Estrela, de Rafael Calça e Jefferson Costa (Panini Comics)
O Filho do Norte: Gonçalves Dias, o poeta do Brasil, de André Toral (Veneta)
O Filme Perdido, de Cesar Gananian e Chico França (Quadrinhos na Cia.)
Os Santos, de Leandro Assis e Triscila Oliveira (Todavia)
Os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2024 serão revelados no dia 5 de novembro. Já os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação, marcada para o dia 19 de novembro. Cada vencedor receberá a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. As editoras vencedoras também serão agraciadas com uma estatueta.