O Eisner Awards 2025 revelou os indicados às 32 categorias do prêmio, nesta quinta-feira (15). São mais de 150 títulos impressos e online, de cerca de 70 editoras, de acordo com dados da própria organização. Para serem elegíveis, todos os títulos precisavam ter sido publicados nos EUA ao longo de 2024. Neste ano, a editora com o maior número de indicações foi a Fantagraphics, seguida pela DC Comics e pela First Second/Macmillan.
O Brasil está representado por Bilquis Evely, que concorre na categoria Melhor Artista/Arte-finalista, e Melhor Capista, por “Helen de Wyndhorn”. Matheus Lopes também concorre como Melhor Colorista pela HQ publicada originalmente pela Dark Horse, com previsão de ser lançada no Brasil em julho pela Suma. A dupla ainda acumula mais uma categoria, a de Melhor Minissérie por “Helen de Wyndhorn”.
A lista de brasileiros fica completa com o colorista Frank Martin, que embora não tenha sido indicado a uma categoria específica, faz parte da equipe criativa de “Absolute Batman”, que concorre a Melhor Nova Série. O quadrinho será publicado no Brasil pela Panini, ainda sem previsão definida.
Tom King é o artista mais indicado, com quatro categorias, entre elas a de Melhor Roteirista. Já Emil Ferris, Leela Corman, Bilquis Evely, Ram V, LeUyen Pham, Javier Rodriguez, Olivier Schrauwen, James Tynion IV, Gene Luen Yang, e Quentin Zuttion acumulam três indicações cada.
A cerimônia de premiação acontece no dia 25 de julho, durante a programação da San Diego Comic Con.
Confira abaixo a lista completa de categorias e indicados. As obras publicadas ou anunciadas no Brasil estão destacadas em negrito.
MELHOR CONTO
– “Anything Sinister,” de Ross Murray, em NOW #13 (Fantagraphics)
– “Day 1703,” de Chris Ware, em Smoke Signal #43 (Desert Island)
– “Spaces,” de Phil Jimenez, em DC Pride 2024 #1 (DC)
– “Water I’ve Loved: Moving Day” de Pam Wye, em MUTHA magazine
– “You Cannot Live on Bread Alone” de Kayla E., em NOW #13 (Fantagraphics)
MELHOR EDIÇÃO ÚNICA
– Abortion Pill Zine: A Community Guide to Misoprostol and Mifepristone, de Isabella Rotman, Marnie Galloway e Sage Coffey (Silver Sprocket)
– Ice Cream Man #39: “Decompression in a Wreck, Part One,” de W. Maxwell Prince e Martin Morazzo (Image Comics)
– PeePee PooPoo #1, de Caroline Cash (Silver Sprocket)
– Sunflowers, de Keezy Young (Silver Sprocket)
– Unwholesome Love, de Charles Burns (co-published with Partners and Son)
– Guerra em Gaza, de Joe Sacco (Fantagraphics/Previsto para ser publicado no Brasil em julho, pela Quadrinhos na Cia.)
MELHOR SÉRIE REGULAR
– O Departamento da Verdade, de James Tynion IV e Martin Simmonds (Image/Devir)
– Detective Comics: Detective Comics, by Ram V, Tom Taylor, Riccardo Federici, Stefano Raffaele, Javier Fernandez, Christian Duce, March e Mikel Janín (DC)
– Quarteto Fantástico, de Ryan North, Carlos Gomez, Ivan Fiorelli e outros (Marvel/Panini Comics)
– Santos Sisters, de Greg & Fake, Graham Smith, Dave Landsberger e Marc Koprinarov (Floating World)
– Ultimate Homem-Aranha, de Jonathan Hickman e Marco Checchetto (Marvel/ Panini Comics)
– Mulher-Maravilha, de Tom King e Daniel Sampere (DC/Panini Comics)
MELHOR MINISSÉRIE
– Alan Scott: Lanterna Verde, de Tim Sheridan e Cian Tormey (DC/Panini Comics)
– Animal Pound, de Tom King e Peter Gross (BOOM! Studios/Anunciado pela Taverna do Rei)
– The Deviant, de James Tynion IV e Joshua Hixson (Image/Anunciado pela Devir)
– Helen de Wyndhorn, de Tom King, Bilquis Evely e Matheus Lopes (Dark Horse/Previsto para ser publicado em julho no Brasil, pela Suma)
– Sabores Raros, de Ram V e Filipe Andrade (BOOM! Studios/Devir)
– Zatanna: Bring Down the House, de Mariko Tamaki e Javier Rodriguez (DC)
MELHOR NOVA SÉRIE
– Absolute Batman, de Scott Snyder, Nick Dragotta e Frank Martin (DC/Anunciado pela Panini Comics)
– Absolute Mulher-Maravilha, de Kelly Thompson e Hayden Sherman (DC/Anunciado pela Panini Comics)
– Minor Arcana, de Jeff Lemire (BOOM! Studios)
– The Pedestrian, de Joey Esposito e Sean Von Gorman (Magma Comix)
– The Power Fantasy, de Kieron Gillen e Caspar Wijngaard (Image)
– Uncanny Valley, de Tony Fleecs e Dave Wachter (BOOM! Studios)
MELHOR PUBLICAÇÃO PARA CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA
– Bog Myrtle, de Sid Sharp (Annick Press)
– Club Microbe, de Elise Gravel, traduzido por Montana Kane (Drawn & Quarterly)
– Hilda and Twig Hide from the Rain, de Luke Pearson (Flying Eye)
– Night Stories, de Liniers (Astra Books)
– Poetry Comics, de Grant Snider (Chronicle Books)
MELHOR PUBLICAÇÃO INFANTIL
– How It All Ends, de Emma Hunsinger (Greenwillow/HarperCollins Early Readers)
– Next Stop, de Debbie Fong (Random House Graphic/Random House Children’s Books)
– Plain Jane and the Mermaid, de Vera Brosgol (First Second/Macmillan)
– Weirdo, de Tony Weaver Jr. e Jes & Cin Wibowo (First Second/Macmillan)
– Young Hag and the Witches’ Quest, de Isabel Greenberg (Abrams Fanfare)
MELHOR PUBLICAÇÃO PARA ADOLESCENTES
– Ash’s Cabin, de Jen Wang (First Second/Macmillan)
– Big Jim and the White Boy, de David F. Walker e Marcus Kwame Anderson (Ten Speed Graphic)
– The Deep Dark, de Molly Knox Ostertag (Scholastic)
– The Gulf, de Adam de Souza (Tundra)
– Uma história de amor no Ano-Novo Lunar, de Gene Luen Yang e LeUyen Pham (First Second/Alt)
– Out of Left Field, de Jonah Newman (Andrews McMeel)
MELHOR PUBLICAÇÃO HUMORÍSTICA
– Adulthood is a Gift!, de Sarah Andersen (Andrews McMeel)
– Forces of Nature, de Edward Steed (Drawn & Quarterly)
– Kids Are Still Weird: And More Observations from Parenthood, de Jeffrey Brown (NBM)
– A Pillbug Story, de Allison Conway (Black Panel Press)
– Processing: 100 Comics That Got Me Through It, de Tara Booth (Drawn & Quarterly)
MELHOR ANTOLOGIA
– EC Cruel Universe, editado por Sierra Hahn e Matt Dryer (Oni Press)
– Godzilla’s 70th Anniversary, editado por Jake Williams e outros (IDW)
– Now: The New Comics Anthology #13, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
– Peep #1, editado por Sammy Harkham e Steve Weissman (Brain Dead/Kyle Ng)
– So Buttons #14: “Life and Death,” de Jonathan Baylis e vários outros artistas (So Buttons Comix)
MELHOR PUBLICAÇÃO BASEADA EM FATOS
– Djuna, de Jon Macy (Street Noise Books)
– The Heart That Fed: A Father, a Son, and the Long Shadow of War, de Carl Sciacchitano (Gallery 13/S&S)
– The Mythmakers: The Remarkable Fellowship of C. S. Lewis & J. R. R. Tolkien, de John Hendrix (Abrams Fanfare)
– The Puerto Rican War: A Graphic History, de John Vasquez Mejias (Union Square)
– Suffrage Song: The Haunted History of Gender, Race, and Voting Rights in the U.S., de Caitlin Cass (Fantagraphics)
MELHOR TRABALHO AUTOBIOGRÁFICO
– Degrees of Separation: A Decade North of 60, de Alison McCreesh (Conundrum)
– Feeding Ghosts, de Tessa Hulls (MCD/Farrar, Straus & Giroux/ Anunciado pela Quadrinhos na Cia.)
– The Field, de David Lapp (Conundrum)
– I’m So Glad We Had This Time Together: A Memoir, de Maurice Vellekoop (Pantheon)
– Something, Not Nothing: A Story of Grief and Love, de Sarah Leavitt (Arsenal Pulp Press)
MELHOR NOVO ÁLBUM
– Final Cut, de Charles Burns (Pantheon/DarkSide Books)
– Uma história de amor no Ano-Novo Lunar, de Gene Luen Yang e LeUyen Pham (First Second/Alt)
– Minha Coisa Favorita é Monstro (Livro 2), de Emil Ferris (Fantagraphics/Quadrinhos na Cia.)
– Sunday, de Olivier Schrauwen (Fantagraphics)
– Victory Parade, de Leela Corman (Pantheon)
MELHOR REIMPRESSÃO DE ÁLBUM
– Breaking the Chain: The Guard Dog Story, de Patrick McDonnell (Abrams ComicArts)
– Lackadaisy, vols. 1–2, de Tracy J. Butler (Iron Circus)
– The One Hand and The Six Fingers, de Ram V, Dan Watters, Laurence Campbell e Sumit Kumar (Image)
– Rescue Party: A Graphic Anthology of COVID Lockdown, editado por Gabe Fowler (Pantheon)
– Seattle Samurai: A Cartoonist’s Perspective of the Japanese American Experience, de Kelly Goto e Sam Goto (Chin Music Press)
– UM Volume One, de buttercup (Radiator Comics)
MELHOR ADAPTAÇÃO DE OUTRA MÍDIA
– Thomas Piketty’s Capital & Ideology: A Graphic Novel Adaptation, de Clare Alot e Benjamin Adam (Abrams ComicArts)
– A vida secreta das árvores, de Peter Wohlleben, adaptado por Benjamin Flao e Fred Bernard (Greystone/Nemo)
– A Estrada, de Cormac McCarthy, adaptado por Manu Larcenet (Abrams/Pipoca & Nanquim)
– Winnie-the-Pooh, de A. A. Milne, adaptado por Travis Dandro (Drawn & Quarterly)
– The Worst Journey in the World, Volume 1: Making Our Easting Down, de Apsley Cherry-Garrard, adaptado por Sarah Airriess (Iron Circus)
MELHOR EDIÇÃO NORTE-AMERICANA DE MATERIAL INTERNACIONAL
– All Princesses Die Before Dawn, de Quentin Zuttion (Abrams ComicArts)
– The Jellyfish, de Boum, traduzido por Robin Lang e Helge Dascher (Pow Pow Press)
– Mothballs, de Sole Otero, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics/Anunciado pela WMF Martins Fontes)
– Regresso ao Éden, de Paco Roca, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics/Devir)
– Sunday, de Olivier Schrauwen (Fantagraphics)
MELHOR EDIÇÃO NORTE-AMERICANA DE MATERIAL ASIÁTICO
– Ashita no Joe – Em Busca do Amanhã, de Asao Takamori e Tetsuya Chiba, traduzido por Asa Yonola (Kodansha/NewPOP)
– Hereditary Triangle, de Fumiya Hayashi, traduzido por Alethea e Athena Nibley (Yen Press)
– Kagurabachi, vol. 1, de Takeru Hokazono, traduzido por Camellia Nieh (VIZ Media/Panini Comics)
– Last Quarter, vol. 1, de Ai Yazawa, traduzido por Max Greenway (VIZ Media)
– Search and Destroy vol. 1, de Atsushi Kaneko, baseado na obra de Osamu Tezuka; traduzido por Ben Applegate (Fantagraphics)
– Tokyo These Days, vols. 1–3, de Taiyo Matsumoto, traduzido por Michael Arias (VIZ Media)
MELHOR COLEÇÃO DE ARQUIVO – TIRINHAS
– All In Line, de Saul Steinberg (New York Review Books)
– Frank Johnson, Secret Pioneer of American Comics, vol. 1, editado por Chris Byrne e Keith Mayerson (Fantagraphics)
– Stan Mack’s Real-Life Funnies: The Collected Conceits, Delusions, and Hijinks of New Yorkers from 1974 to 1995, de Stan Mack, editado por Gary Groth (Fantagraphics)
– Thorn: The Complete Proto-BONE Strips 1982–1986, and Other Early Drawings, de Jeff Smith (Cartoon Books)
MELHOR COLEÇÃO DE ARQUIVO – QUADRINHOS
– The Complete Web of Horror, editado por Dana Marie Andra (Fantagraphics)
– David Mazzucchelli’s Batman Year One Artist’s Edition, de Frank Miller e David Mazzucchelli, editado por Scott Dunbier (IDW)
– DC Comics Style Guide (Standards Manual)
– Marcel LaBrume, de Attilio Micheluzzi (Fantagraphics/Figura)
– Wally Wood from Witzend: Complete Collection, comentários por J. David Spurlock (Vanguard)
– X-Men: The Manga Remastered, vol. 1, editado por Glenn Greenberg e outros (VIZ Media)
MELHOR ROTEIRISTA
– Tom King
Archie: The Decision (Archie); Animal Pound (BOOM! Studios/Anunciado pela Taverna do Rei); Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma); Jenny Sparks, Pinguim (DC/Panini Comics) e Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics)
– Ram V
Sabores Raros (BOOM! Studios/Devir); Dawnrunner (Dark Horse); The One Hand (Image); Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive! (Image Skybound/DarkSide Books)
– Kelly Thompson
Absolute Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics), Aves de Rapina (DC/Panini Comics); Scarlett (Image Skybound); Venom War: It’s Jeff #1 (Marvel)
– James Tynion IV
Something Is Killing the Children (BOOM! Studios/Devir), Wynd (BOOM! Studios); Blue Book, The Oddly Pedestrian Life of Christopher Chaos (Dark Horse); Spectregraph (DSTLRY); O Departamento da Verdade (Image/Devir), The Deviant (Image/Devir), WORLDTR33 (Image/Panini Comics)
– Gene Luen Yang
Uma história de amor no Ano-Novo Lunar (First Second/Alt)
MELHOR ROTEIRISTA/ARTISTA
– Charles Burns
Kommix (Fantagraphics); Final Cut (Pantheon/DarkSide Books); Unwholesome Love (co-published with Partners & Son)
– Emil Ferris
Minha Coisa Favorita É Monstro (Livro 2) (Fantagraphics/Quadrinhos na Cia.)
– Jon Macy
Djuna (Street Noise Books)
– Paco Roca
Regresso ao Éden (Fantagraphics/Devir)
– Olivier Schrauwen
Sunday (Fantagraphics)
– Maria Sweeney
Brittle Joints (Street Noise Books)
MELHOR ARTISTA/ARTE-FINALISTA
– Filipe Andrade
Sabores Raros (BOOM! Studios/Devir)
– Nick Dragotta
Absolute Batman (DC/Panini Comics)
– Bilquis Evely
Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma)
– Manu Larcenet
A Estrada (Abrams ComicArts/Pipoca & Nanquim)
– Javier Rodriguez
Zatanna: Bring Down the House (DC)
– LeUyen Pham
Uma história de amor no Ano-Novo Lunar (First Second/Alt)
MELHOR ARTISTA MULTIMÍDIA (ARTE INTERNA)
– Frederic Bremaud e Federico Bertolucci
Donald Duck: Vacation Parade (Fantagraphics)
– Leela Corman
Victory Parade (Pantheon)
– Benjamin Flao
A vida secreta das árvores (Greystone/Nemo)
– Merwan
Mecânica Celeste (Magnetic Press/Comix Zone)
– Eduardo Risso
The Blood Brothers Mother (DSTLRY)
– Maria Sweeney
Brittle Joints (Street Noise Books)
MELHOR CAPISTA
– Juni Ba
The Boy Wonder (DC/Panini Comics); Godzilla Skate or Die, TMNT Nightwatcher and others (IDW)
– Evan Cagle
Dawnrunner (Dark Horse), New Gods, Detective Comics
– Bilquis Evely
Animal Pound (BOOM!/Taverna do Rei); Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma)
– Tula Lotay
Helen de Wyndhorn #1, Count Crowley: Mediocre Midnight Monster Hunter #3, Dawnrunner #1, Barnstormers TPB (Dark Horse); Somna (DSTLRY/Comix Zone) e outros títulos (DSTLRY); The Horizon Experiment (Image)
– Hayden Sherman
Absolute Mulher-Maravilha (Panini Comics/DC), Batman: Dark Patterns, Superman, Ape-ril, Batman: The Brave and the Bold (DC)
MELHOR COLORISTA
– Jordie Bellaire
Absolute Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics), Aves de Rapina (DC/Panini Comics), John Constantine, Hellblazer: Dead in America, The Nice House by the Sea (DC); The City Beneath Her Feet (DSTLRY); The Exorcism at 1600 Penn (IDW); W0rldtr33 (Image/Panini Comics); G.I. Joe, Duke (Image Skybound)
– Matheus Lopes
Batman & Robin: Year One (DC); Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Panini Comics)
– Justin Prokowich
Jimi Hendrix: Purple Haze (Titan Comics)
– Javier Rodriguez
Zatanna: Bring Down the House (DC)
– Dave Stewart
Dawnrunner, Free Comic Book Day Comic 2024 [general], The Serpent in the Garden, Hellboy, Hellboy and the BPRD, Paranoid Gardens, Shaolin Cowboy Cruel to Be Kin Silent but Deadly Edition (Dark Horse); Ultramega (Image Skybound/Devir), Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive! (Image Skybound/DarkSide Books)
– Quentin Zuttion
All Princesses Die Before Dawn (Abrams ComicArts); Beauty Salon (Europe Comics)
MELHOR LETRISTA
– Becca Carey
Absolute Superman, Absolute Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics), Plastic Man No More! (DC); Radiant Black, Rogue Sun (Image); When the Blood Has Dried, Murder Kingdom (Mad Cave Studios)
– Leela Corman
Victory Parade (Pantheon)
– Clayton Cowles
Animal Pound (BOOM! Studios/Taverna do Rei); FML, Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma); Absolute Batman (DC/Panini Comics), Batman, Batman & Robin: Year One, Aves de Rapina (DC/Panini Comics), Jenny Sparks, Mulher Maravilha (DC/Panini Comics); Strange Academy, Venom (Marvel)
– Emil Ferris
– Minha Coisa Favorita é Monstro (Livro 2) (Fantagraphics/Quadrinhos na Cia.)
– Nate Powell
Fall Through (Abrams ComicArts); Lies My Teacher Told Me (New Press)
MELHOR LIVRO RELACIONADO A QUADRINHOS
– American Comic Book Chronicles: 1945-49, de Keith Dallas, John Wells, Richard Arndt e Kurt Mitchell (TwoMorrows)
– Kate Carew: America’s First Great Woman Cartoonist, de Eddie Campbell com Christine Chambers (Fantagraphics)
– Q&A, de Adrian Tomine (Drawn & Quarterly)
– Reading Love and Rockets, de Marc Sobel (Fantagraphics)
– Tell Me a Story Where the Bad Girl Wins: The Life and Art of Barbara Shermund, de Caitlin McGurk (Fantagraphics)
– Walt Disney’s Donald Duck: The Ultimate History, editado por Daniel Kothen Schulte com texto de David Gerstein e J. B. Kaufman (TASCHEN)
MELHOR PUBLICAÇÃO SOBRE QUADRINHOS
– The Beat, editado por Heidi MacDonald e outros
– ICv2: The Business of Pop Culture, editado por Milton Griepp
– INKS, The Journal of the Comics Studies Society, editado por Susan Kirtley (Ohio State University Press)
– SOLRAD: The Online Literary Magazine for Comics, editado por Daniel Elkin (Fieldmouse Press)
– Zdarsky Comics News, editado por Allison O’Toole (Chip Zdarsky)
MELHOR TRABALHO ACADÊMICO
– Comics and Modernism: History, Form, and Culture, editado por Jonathan Najarian (University Press of Mississippi)
– Drawing (in) the Feminine: Bande Dessinée and Women,editado por Margaret C. Flinn (Ohio State University Press)
– From Gum Wrappers to Richie Rich: The Materiality of Cheap Comics, de Neale Barnholden (University Press of Mississippi)
– Petrochemical Fantasies: The Art and Energy of American Comics, de Daniel Worden (Ohio State University Press)
– Singular Sensations: A Cultural History of One-Panel Comics in the United States, de Michelle Ann Abate (Rutgers University Press)
MELHOR DESIGN DE PUBLICAÇÃO
– Bill Ward: The Fantagraphics Studio Edition, design por Kayla E. (Fantagraphics)
– Brian Bolland: Batman The Killing Joke and Other Stories & Art, Gallery Edition, design por Josh Beatman (Graphitti Designs)
– David Mazzucchelli’s Batman Year One Artist’s Edition, design por Chip Kidd (IDW)
– One Bite at a Time, design por Ryan Claytor (Elephant Eater Comics)
– Scott Pilgrim 20th Anniversary Color Hardcover Box Set, design por Patrick Crotty (Oni Press)
– Walt Disney’s Donald Duck: The Ultimate History, design por Anna-Tina Kessler (TASCHEN)
MELHOR WEBCOMIC
– The Accidental Undergrad, de Christian Giroux (Fieldmouse Press)
– Life After Life, de Joshua Barkman (False Knees)
– Motherlover, de Lindsay Ishihiro (Iron Circus)
– Practical Defence Against Piracy, de Tony Cliff
– Rigsby WI, de S. E. Case (Iron Circus)
MELHOR QUADRINHO DIGITAL
– The Beauty Salon, baseado na novela de Mario Bellatin, adaptado por Quentin Zuttion; traduzido por M. B. Valente (Europe Comics)
– Beyond the Sea, de Anaïs Flogny; traduzido por Dan Christensen (Europe Comics)
– Gonzo: Fear and Loathing in America, de Morgan Navarro; traduzido por Tom Imber (Europe Comics)
– My Journey to Her, de Yuna Hirasawa (Kodansha)
– The Spider and the Ivy, by Grégoire Carle; traduzido por M. B. Valente (Europe Comics)