A pesquisadora Sonia Luyten recebeu, na última sexta-feira (8), a Láurea Elydio dos Santos Neto de Trajetória Acadêmica, durante o 1º Encontro Internacional da ASPAS, realizado na UEMS, em Campo Grande. A honraria foi criada este ano pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), com o objetivo de homenagear a cada ano um pesquisador brasileiro que tenha, no mínimo, 25 anos de carreira acadêmica dedicada ao estudo dos quadrinhos.
Pioneira na pesquisa de mangás no Brasil e referência no estudo de HQs em geral, Sonia é mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Foi professora titular em instituições brasileiras e professora convidada de universidades no Japão e na França. Membro da ASPAS e presidente da Comissão de Teses do Troféu HQMix, ela continua a se dedicar à produção acadêmica.
O nome da honraria faz referência e homenageia o pesquisador Elydio dos Santos Neto, autor de livros como “Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente” e “Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas”. Falecido em 2013, Elydio também foi o primeiro laureado in memorian do prêmio, homenagem que também será realizada anualmente.