A tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou o homenageado deste ano: Paulo Leminski (1944-1989). Poeta consagrado e múltiplo artista, Leminski também explorou os quadrinhos, sendo o primeiro homenageado da Flip a ter envolvimento com a nona arte.
No final dos anos 1970, Paulo Leminski e sua esposa Alice Ruiz, escreveram diversos roteiros de quadrinhos para revistas da editora paranaense Grafipar. As histórias foram ilustradas por Flavio Colin, Julio Shimamoto e Claudio Seto, e exploravam temas variados, como terror, mitologia grega e até uma narrativa inspirada no escritor Dalton Trevisan. No entanto, a essência era sempre a mesma: um erotismo libertário, feminista e escandaloso. Todas essas histórias foram reunidas na HQ “Afrodite – Quadrinhos Eróticos”, publicada pela Veneta em 2015.
A escolha do homenageado pelo evento serve como um convite para que os leitores explorem ou redescubram sua obra. Além disso, seu legado é abordado em várias atividades pré-Flip, como o Ciclo do Autor Homenageado, realizado em São Paulo.
Nascido em Curitiba em 1944, Leminski teve atuação marcante na cena cultural e literária brasileira, contribuindo para o mercado editorial e a indústria musical. Neste ano, o evento acontece de 30 de julho a 3 de agosto.