Mais um grande nome dos quadrinhos pode ser riscado da lista de inéditos no Brasil. A HQueria acaba de anunciar na Rodada de Lives a chegada de Pascal Rabaté, o multipremiado autor francês, que estreia no país com “Ibicus”.
Adaptada do romance homônimo de 1926 do escritor russo Alexis Tolstoi, esta HQ segue as aventuras de Siméon Nevzorov durante a Revolução Russa. Anos antes, uma cigana previu que ele ficaria rico, uma promessa à qual Siméon se apega, mesmo em meio às dificuldades do período. Para alcançar seu destino, ele está disposto a tudo.
Publicado originalmente na França em quatro volumes pela Vents d’Ouest entre 1998 e 2001, a HQ será compilada em duas edições no Brasil. O volume 2 da edição francesa de “Ibicus” venceu o Alph-Art du meilleur album français, no Festival de Angoulême em 2000, que hoje corresponde ao Fauve d’Or, o prêmio de melhor álbum.
Uma curiosidade interessante é que Pascal Rabaté comprou o livro que inspirou sua adaptação em uma pequena banca de rua na França, acreditando se tratar de uma obra de Liev Tolstói. Ao perceber o engano, deixou o livro de lado e só o leu muito tempo depois.
Com mais de 40 obras publicadas, Rabaté não é apenas quadrinista, mas também cineasta, com cinco filmes já produzidos. Em 2007, ele esteve no Brasil, como convidado do FIQ-BH.