12 maio 2023

Parque Chas

Por Fora do Plástico

De Ricardo Barreiro e Eduardo Risso
152 páginas
Comix Zone | 2023
Tradução: Jana Bianchi

Parque Chas é daquelas aventuras em que não se busca explicações ou propósito. Quanto mais inusitados os acontecimentos, melhor. Totalmente ambientado no bairro de Buenos Aires que dá nome à obra, o quadrinho de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso é surreal, crítico e divertido, principalmente por seu formato episódico.

Na trama, Ricardo encontra um apartamento com um aluguel mais que convidativo no labiríntico bairro de Parque Chas, para onde se muda rapidamente. A dona do imóvel é a bela Aitana, que o alerta imediatamente: jamais deveria abrir uma janela do imóvel. Esse é apenas o começo de uma série de acontecimentos no mínimo curiosos, que impressionam o protagonista, a ponto de fazê-lo querer ir à fundo nas loucuras de Parque Chas.

Fantasia e realidade se encontram, fazendo com que o leitor sinta o mesmo estranhamento de Ricardo, em cada uma das histórias curtas que compõem o quadrinho. Sereias, fantasmas, carros-vampiros, personalidades argentinas, personagens da literatura e dos quadrinhos, todos ao lado de um subtexto que traz paralelos com a realidade e a política do país, no período (muitas vezes tornados mais evidentes em notas de rodapé).

As histórias iniciais são todas envolventes, misteriosas, e dão uma personalidade notável a Parque Chas. Por isso, não dá para deixar de lado que a história final, publicada tempos depois, carece do brilho das anteriores, por se tornar mais expositiva. A delícia de Parque Chas é embarcar nas bizarrices, sem saber bem o porquê.

A arte de Eduardo Risso é diferente da que estamos acostumados e isso é ótimo. Seus traços estão distantes de um preto e branco absoluto, trazendo mais nuances de cinza e um realismo expressivo para toda a obra.

Lançado pela Comix Zone, Parque Chas é uma homenagem ao bairro portenho, enquanto convida o leitor a desvencilhar seus labirintos, mesmo que isso não seja possível. Que bom, afinal, o quadrinho tem seu ápice na maneira como brinca com o fantástico e com seus mistérios.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado