A segunda passagem de “Pluto”, de Naoki Urasawa, pelo Brasil está chegando ao fim. Em dezembro, a Panini lança o oitavo e último volume do mangá, inspirado em uma história de “Astro Boy”, clássico de Osamu Tezuka. A obra retornou ao país após cinco anos da primeira edição, publicada entre 2017 e 2019, mas dessa vez enfrentou diversos atrasos.
Anunciada em 2023 durante a Rodada de Lives do Fora do Plástico, a reedição tinha como objetivo aproveitar o lançamento da adaptação animada distribuída pela Netflix entre outubro e dezembro daquele ano. No entanto, uma sucessão de adiamentos motivados, segundo a Panini, pelo processo de negociação com o licenciante fez com que o relançamento atrasasse por cerca de um ano, enquanto o volume #1 permanecia em pré-venda na loja virtual da editora.

Mantendo o formato da primeira publicação, mas agora com o acréscimo de sobrecapas, a nova versão — rebatizada de “edição de luxo” — foi finalmente lançada em setembro de 2024, sob periodicidade indefinida. Com sua conclusão, “Pluto” se tornará o segundo mangá de Naoki Urasawa a ter duas passagens completas pelo Brasil. O primeiro foi “Monster”, publicado pela Panini tanto em formato tankobon quanto em edição de luxo. O próximo será “20th Century Boys”, que atualmente ganha uma coleção em formato kanzenban pela editora.
A história de “Pluto” é ambientada em uma sociedade futurística em que humanos e robôs coexistem. Os robôs mais sofisticados do mundo e os cientistas que os construíram começam a ser alvo de ataques de uma criatura misteriosa. Para impedir que isso continue, Gesicht, um competente robô investigador, está prestes a enfrentar o mais tenso e complexo trabalho de sua carreira, no qual é também uma potencial vítima.