14 setembro 2022

Os Donos da Terra

Por Fora do Plástico

De Daniela Fernandes Alarcon, Glicéria Jesus da Silva e  Vitor Flynn Paciornik
172 páginas
Elefante | 2020

Em tempos de luta por representação de minorias, o protagonismo indígena no quadrinho Os Donos da Terra merece ser exaltado. Escrito por Daniela Fernandes Alarcon e desenhado por Vitor Flynn Paciornik, a HQ dá voz a histórias de indígenas, sobre as relações de poder existentes no Brasil. No entanto, o quadrinho mesmo com um argumento tão urgente se atrapalha pela montagem e ritmo.

A HQ narra, em formato episódico, a luta dos Tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, pela recuperação de suas terras, tomadas pela colonização. As sete histórias presentes na obra são baseadas numa pesquisa antropológica e, talvez, por isso, o texto tenha ficado truncado demais para linguagem de quadrinhos. Muitas vezes os textos parecem carregados demais, quebrando o ritmo e dificultando nossa imersão na trama. A impressão que tivemos é que temos uma boa história, porém em uma narrativa de quadrinhos que poderia ser melhor.

A arte aquarelada de Vitor é bonita e muito competente. A primeira história é colorida e as seguintes feitas em aguadas de preto e branco. Publicado pela Editora Elefante, o gibi conta com um ótimo trabalho editorial, com destaque para o glossário com os termos tupinambá.

Em suma, Os Donos da Terra é uma HQ com um tema muito relevante e necessário, porém, que não nos conquistou como narrativa em quadrinhos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado