“One Piece” vira símbolo de protesto durante onda de manifestações violentas no Nepal

10 setembro 2025

Um mês após se tornar símbolo de resistência na Indonésia, a popular bandeira pirata de “One Piece” voltou a surgir em protestos, desta vez no Nepal. Imagens que remetem ao Bando do Chapéu de Palha foram usadas pelos manifestantes em protesto contra a corrupção e as restrições ao uso de redes sociais impostas pelo governo do então primeiro-ministro KP Sharma Oli, que renunciou ao cargo na terça-feira (9).

PUBLICIDADE

Ontem, o país vivenciou o segundo dia de uma onda de manifestações, descritas pela mídia local como uma das mais violentas das últimas décadas no pequeno país do Himalaia. Portais internacionais classificaram os atos como “os protestos da Geração Z”, devido à liderança de pessoas nascidas entre 1990 e 2010. A presença de símbolos de “One Piece” entre os manifestantes reflete a popularidade da série, publicada desde 1997 no Japão e amplamente conhecida em toda a Ásia. Antes de renunciar, KP Sharma Oli revogou a medida que proibia o uso de plataformas como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter).

Imagem retirada do Reddit

Até o momento, ao menos 20 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas nos dois dias de protestos na capital Katmandu. Entre os mortos está a ex-primeira dama Rajyalaxmi Chitrakar, esposa do ex-premiê Jhalanath Khanal, vítima de um incêndio ocorrido durante o segundo dia de manifestações, marcado por ataques a prédios públicos e residências de antigos membros do poder nepali.

Protestos na Indonésia

Em agosto, a população da Indonésia chamou a atenção de jornais de todo o mundo ao usar a bandeira do Chapéu de Palha, de “One Piece”, para protestar contra o governo de Prabowo Subianto, presidente do país desde 2024.

Semanas antes do Dia da Independência da Indonésia, celebrado em 17 de agosto, Subianto sugeriu que os cidadãos hasteassem a bandeira nacional nas portas de suas casas como forma de exaltar a pátria e, indiretamente, demonstrar apoio ao seu governo. A proposta, no entanto, provocou reação contrária: muitos indonésios passaram a usar outras bandeiras como forma de contestar o líder, alvo de críticas por cortes em programas sociais. Entre essas bandeiras, se destacou justamente a pirata de “One Piece”, que desde então tem se consolidado como um símbolo político das novas gerações.

Bandeira usada em protesto na Indonésia | Foto: Reuters

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE