
Nesta segunda-feira (2), o projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Oficina de Quadrinhos, completou 40 anos de existência. Para comemorar a longevidade da iniciativa, os participantes pretendem organizar uma exposição de seus trabalhos, além de um documentário sobre a trajetória da Oficina.
Idealizada e fundada pelo professor Geraldo Jesuíno da Costa, a Oficina de Quadrinhos UFC teve início em 1985 por meio do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia com aprovação do Conselho do Centro de Humanidades. O objetivo sempre foi reunir pessoas interessadas em quadrinhos em Fortaleza (CE) e incentivar a produção de HQs.

Desde a primeira fase da oficina, que durou até o ano 2000, a revista Pium é publicada pelo projeto. A Oficina de Quadrinhos UFC teve estudantes e alunos marcantes como Flávio Paiva, o cantor e humorista Falcão, Fernando Lima, Daniel Brandão, JJ Marreiro, Geraldo Borges e Weaver Lima.
Depois da aposentadoria do professor Geraldo, em 2004, deu-se início à segunda fase do projeto. Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda reavivaram a oficina com o professor Ricardo Jorge de Lucena Lucas. Agora, a revista Pium é majoritariamente online e várias aulas sobre tudo o que envolve a produção de quadrinhos são organizadas.
A Oficina de Quadrinhos é, provavelmente, um dos projetos mais longevos da Universidade Federal do Ceará e segue incentivando a nona arte brasileira. No site do projeto há mais detalhes sobre as aulas abertas e acesso à revista Pium.
