“O Novelo Invisível”: Conrad anuncia HQ brasileira sobre luto

16 setembro 2025


Durante sua participação no AKIBAcast, a Conrad Editora anunciou o lançamento de “O Novelo Invisível” de Larissa Palmieri e Jack Azulita. A obra contemplada pelo ProAC, está prevista para o início de 2026.

Palmieri, que também participou da entrevista, ao anunciar a chegada da obra pela Conrad, disse que um ciclo se completa. “Cresci lendo coisas da Conrad e hoje tive a oportunidade [de ser publicada por ela]”, ressaltou a roteirista. A autora, que já tem experiência em adaptações de livros para os quadrinhos, bem como participações em coletâneas, afirmou que nessa HQ deu um passo além, “esse é o primeiro quadrinho que faço com uma energia bem mais pessoal”, completa.

A arte fica a cargo de Jack Azulita, artista por trás de “Petricor”, lançamento da Devir, e de “Gezebel”, publicado este ano pela Mistifório. Entre suas publicações de forma independente está “O Menino Que Desenhava Monstros”, de 2022.

A roteirista disse durante a entrevista que quis mostrar nesta obra o luto quando se perde uma pessoa idosa. Segundo a autora, este sentimento muitas vezes não ganha o mesmo destaque de quando um jovem morre. “Eu vivi isso diversas vezes e eu observei a vida acontecer em volta do luto”, completa Palmieri.

A obra traz elementos de realismo mágico para contar três histórias sobre o fim da vida de pessoas idosas e como esses eventos impactam as vidas de todos que estão ao redor.  A história abraça conceitos da mitologia grega como as Moiras, e nessa junção de elementos convida o leitor a pensar e conversar sobre as diferentes fases da vida.

A HQ foi uma das selecionadas do Projeto de Ação Cultural (ProAC), em 2024. A iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC) anualmente destina recursos públicos ao apoio de ações e produções culturais no estado de São Paulo. No ano passado, 20 artistas receberam R$100 mil para a produção de um quadrinho.

A obra mais recente de Palmieri é “A Casa no Alto da Colina”, publicação independente lançada ano passado. Um exemplo desta confluência de inspirações da artista é “O Fantasma da Ópera em São Paulo”, feito em parceria com Al Stefano, que traz a história clássica para uma versão steampunk da Semana de Arte Moderna de 1922.

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