A editora Record irá publicar em agosto uma adaptação de “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino, pelas mãos de Caco Galhardo. A editora, que detém os direitos de publicação da obra original e de outros livros de Sabino, anunciou o lançamento já com a pré-venda. A HQ está prevista para agosto.
Clássico da literatura brasileira, o livro traça a jornada do carismático protagonista Geraldo Viramundo, em suas andanças por várias cidades de Minas Gerais. A história é marcada pelo humor inteligente e pela exposição da fome, do abuso de poder, da hipocrisia e do descaso com os mais pobres. Lançada em 1979, a obra venceu o Prêmio Jabuti no ano seguinte.
Quando criança, Viramundo abalou todas as estruturas de sua cidade natal, Rio Acima. Com sua força de vontade, sua fé em si mesmo e seus desvarios, ele fez para o trem de ferro, que nunca parava. Depois, ainda moço, levou suas crenças para o seminário de Mariana, almejando ser padre. Lá, arrumou uma baita confusão com dona Pietrolina e seu falecido marido, o que o levou a partir para Ouro Preto, onde encontrou sua amada de toda vida. De Ouro Preto, seguiu para Barbacena, onde acabou internado em um hospício. De Barbacena, foi para Juiz de Fora “para integrar o glorioso exército de Caxias e assim cumprir seu dever para com a pátria”. E, de Juiz de Fora, passou por várias outras cidades, seguindo seu caminho, sempre fiel ao propósito de virar Minas Gerais pelo avesso, com confusões e aventuras por onde esteve.
Conhecido principalmente por seu trabalho voltado para o humor, com cartuns e tiras em jornais e revistas, Caco Galhardo já fez diferentes adaptações da literatura para os quadrinhos, a mais recente foi “Tio Vânia”, de Anton Tchekhov, lançado pela Peirópolis.