O quadrinho “O Cavaleiro do Dragão” do historiador medievalista e pesquisador italiano, Emanuele Arioli, ganhou uma continuação na França: “Le Chevalier au Dragon 2: Le Vals Sans Retour”, (O vale sem retorno, em tradução livre). A obra lançada em agosto pela Dargaud segue com roteiros de Arioli e arte de Emiliano Tanzillo. O primeiro volume da série chegou ao Brasil em 2024 pela editora Nemo. Já este novo volume não tem previsão de lançamento por aqui.
A série segue Segurant, o último cavaleiro a se juntar à Távola Redonda na antiga Bretanha. O historiador reconstrói a trajetória do herói medieval a partir de fragmentos de pergaminhos das histórias deste personagem muitas vezes esquecidas. A trama da HQ segue os relatos destes textos com “certas liberdades” do autor.
Na continuação, o reino de Arthur está cambaleando. Owain, filho ilegítimo de Morgana, derrotada no volume anterior, tomou o trono da Bretanha. Sua sede de poder não tem limites: ele sonha em subjugar todo o país e se tornar o novo Cavaleiro Dragão. Enquanto isso, Sivar, Didan e Golian cruzam o caminho de Lyana, a última sobrevivente de um grupo rebelde massacrado por Owain. Juntos, eles possuem três pedras mágicas, e talvez a última esperança contra a destruição iminente.
Emanuele Arioli veio ao Brasil em 2024 para evento de lançamento do primeiro volume da HQ. Junto do quadrinho, também foram lançados o romance “Segurant, O Cavaleiro do Dragão – O Romance Perdido da Távola Redonda” e o infantojuvenil “Segurant, O Cavaleiro do Dragão”, obras do autor que contam em formatos e abordagens diferentes a história do cavaleiro medieval.